Tem refluxo? Nova terapia não precisa de remédios

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tem refluxo? Nova terapia não precisa de remédios
Foto: reprodução / Youtube

Refluxo: uma terapia recém-chegada ao Brasil é a mais nova esperança para pessoas que sofrem com o problema.

Também conhecida como Stretta, ela usa radiofrequência, um procedimento minimamente invasivo que reduz significativamente os sintomas e permite que a maioria dos pacientes diminua, ou até elimine o uso dos medicamentos.

O médico Jimi Izaques Bifi Scarparo, especialista do site Minha Vida, explicou que o procedimento ambulatorial é realizado em menos de 40 minutos, por endoscopia e permite que o paciente retorne às atividades normais no dia seguinte.

O tratamento  não exige incisões, pontos nem implantes. Ele existe há tempos em outros países. No Brasil, a terapia chegou em 2017 – Releia aqui – como uma nova arma no arsenal terapêutico contra a doença do refluxo crônico.

A terapia é destinada a pacientes que sofrem de refluxo gastroesofágico crônico (DRGE) que não conseguem controle adequado com medicamentos.

O sistema fornece energia de radiofrequência (RF) ao músculo entre o estômago e o esôfago, que remodela e melhora o tecido muscular, resultando em melhoria na função de barreira, que diminui os eventos de refluxo.

Benefícios:

  • Estudos mostram que essa terapia melhora consideravelmente os sintomas de refluxo e aumenta bastante a qualidade de vida do paciente com refluxo crônico
  • Reduz ou elimina medicamentos antiácidos e reduz a exposição ácida no esôfago com uma redução significativa na quantidade de episódios de refluxo
  • É um tratamento não cirúrgico administrado através da boca, por endoscopia
  • Mais de 40 estudos clínicos concluem que esse tratamento tem boa segurança
  • Os resultados são duradouros, comprovadamente eficazes de 4-10 anos
  • Trata também a causa da doença do refluxo e não apenas os sintomas dele
  • Melhoria importante da qualidade de vida reportada pelos pacientes
  • Uma melhora nos sintomas da doença do refluxo como odinofagia, asma, rouquidão, sintomas respiratórios e laringite
  • Menor taxa de complicações em relação a qualquer tratamento médico para doença do refluxo (medicamentoso ou cirúrgico)

Como é um procedimento endoscópico, deve ser realizado por um médico especialista em endoscopia digestiva, devidamente treinado para realizar este tipo de procedimento.

Veja como funciona:

Youtube tumbnail video

Com informações do Catraca e Minha Vida