Aprenda mandarim de graça: professora chinesa ensina online

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aprenda mandarim de graça: professora chinesa ensina online
Professora Xiao - Foto: reprodução / Youtube

“Mandarim não é difícil, é diferente”, quem diz é uma professora chinesa que vive no Brasil há 4 anos e decidiu dar aulas de graça, pela internet, do idioma falado na China.

O nome dela é Xiaonan Zhang, mas prefere ser chamada de Xiao, que em mandarim significa “pequeno(a)”.

Ela tem 30 anos, é formada em letras, especializada em ensino de mandarim para estrangeiros e vive no Rio de Janeiro com o marido, Amauri Santos, de 39 anos, que é publicitário e analista de comercio exterior.

Xiao também fala português e decidiu criar um projeto social diferente para ajudar pessoas que estão desempregadas e querem alavancar a carreira profissional.

“Como a China já é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, saber mandarim é um grande diferencial no curriculum dos brasileiros”, disse o marido, Amauri Santos, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

As aulas

Por isso o casal criou um curso completo de Mandarin, online, 100% gratuito, que é transmitido ao vivo todas as quintas-feiras às 9 horas da manhã.

Xiao já deu 45 aulas e todas estão gravadas no canal dela no Youtube. 

As aulas ao vivo também são transmitidas pela fanpage de Xiao no Facebook

“Já tem gente da Angola, Portugal, China, Argentina assitindo, mas no Brasil ainda tem pouca gente”, revela Amauri.

Uma das alunas comemorou no Youtube a possibilidade de poder aprender de graça por um curso que presencialmente  é mais caro que um curso de inglês. “Particular custa em média 150 por hora e em turma cerca de 350 por mês”.

“Aaaaaaa eu certamente não acharia uma aula em minha cidade, e online não teria como pagar. Obrigada por disponibilizar as aulas!”, escreveu Yuri Manobal.

Hoje as aulas na internet – que nasceram como ação social – ganharam “gratidão das pessoas, [e o projeto] se tornou um projeto de vida mesmo, com previsão de 5 anos de duração. Já estamos indo pro segundo ano”, revela.

 

É difícil ou não?

A intenção inicial da professora chinesa – que trabalha com serviço de tradução, intérprete e aulas presenciais pagas – era apenas mostrar que mandarim não é difícil, é diferente.

“A maioria das pessoas que conhece a língua nunca estudou com um professor de verdade. A maioria estudou com chineses que falam português mas não são professores”, conta.

E entre os alunos já tem gente falando o mandarim.

“Temos alunos do curso gratuito que já conseguem se comunicar com chineses”, diz Amauri.

Ele lembra que ao término do curso todos os estudantes online estão aptos a fazer o teste de proficiencia em língua chinesa (HSK)

O slogan que Xiao sempre repete é o que dissemos no início esta reportagem: “mandarim não é difícil, é diferente.”

Veja como foi a primeira aula e assista às outras no canal de Xiao Mandarim no Youtube:

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa