Técnica ecológica faz banana durar o dobro do tempo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Técnica ecológica faz banana durar o dobro do tempo
Bananas embaladas com dois pequenos filtros de trânsito. Foto: It's Fresh|

Uma nova técnica ecológica faz a banana durar o dobro do tempo e pode evitar desperdício da fruta.

Uma companhia desenvolveu um sistema de filtragem para prolongar a ‘vida verde’ da banana, para que ela possa ser transportada e vendida antes de amadurecer.

O filtro, criado pela companhia It´s Fresh!, é um material respirável. Ele absorve o etileno – hormônio do amadurecimento – do local em que as bananas se encontram.

Colocado junto com as bananas antes do embarque, ele altera o ambiente em que elas são transportadas.

Considerado mais eficiente e ecológico do que outros meios alternativos utilizados, o filtro dobrou a ‘vida verde’ das bananas para uma média de 70 dias.

“Estamos determinados a reduzir o desperdício mundial de alimentos e isso significa tratar dos problemas ao longo de todo o processo de produção, bem como dos problemas em nossos supermercados e lares. Nossas descobertas permitem demonstrar o poder dessa tecnologia, capaz de reduzir o desperdício mundial e de ajudar produtores e importadores do mundo todo.”

Palavras de Simon Lee, fundador da companhia It´s Fresh!.

Bananas transportadas com filtro (esq) e sem filtro (dir) - Foto: It's Fresh

Bananas transportadas com filtro (esq) e sem filtro (dir) – Foto: It’s Fresh

Testes

Testes independentes foram feitos na Costa Rica pós-colheita para averiguar se o filtro era realmente capaz de prolongar a vida da fruta.

Pesquisadores que avaliaram a técnica disseram que, se apenas um pequeno número de exportadores começasse a usar essa tecnologia, evitaria que aproximadamente 251 milhões de bananas do total das exportações mundiais fossem descartadas a cada ano.

“Com base no trabalho que realizei, o It´s Fresh! sem dúvidas aumenta a vida e a qualidade das bananas verdes dando claras vantagens comerciais à cadeia de fornecimento”, disse o Dr.Manuel Madrid, que trabalha no setor há mais de 25 anos.

Com informações do HuffingtonPost