Descobertos genes que podem causar depressão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Descobertos genes que podem causar depressão
Estudo brasileiro sobre depressão descobriu que a doença gera alterações orgânicas. Foto: Pixabay

Um caminho para o tratamento da depressão se abre depois que cientistas identificaram genes que podem causar o distúrbio.

A descoberta foi realizada por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e publicada em estudo no periódico Nature Communications.

O estudo reforça a hipótese de que a depressão também pode ser um distúrbio genético.

Existem cerca de 80 genes que podem servir como gatilhos para o desenvolvimento de uma depressão.

Análise genética

Os pesquisadores começaram analisando o código genético de 300 mil pessoas para encontrar as partes do DNA que poderiam estar relacionadas à depressão.

Em seguida, examinaram as informações coletadas pelo banco de dados genéticos da empresa 23andMe — isso com a permissão dos clientes que forneceram os dados.

Dezenas dos genes analisados são importantes para o funcionamento das sinapses, zonas que conectam os neurônios para propagar o impulso neural por todo sistema.

“O estudo identifica os genes que têm potencial para aumentar nosso risco de desenvolver uma depressão, servindo como evidência de que a doença também é um distúrbio genético”, apontou David Howard, pesquisador que coordenou o relatório, em anúncio.

A pesquisa foi financiada pela Fundação Wellcome, que liberou um fundo para entender melhor a depressão e suas causas.

Caminho para o tratamento

“A depressão é uma condição comum e muitas vezes extrema, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo”, afirmou o professor Andrew McIntosh, pesquisador do Centro de Estudos Clínicos da Ciência Cerebral da Universidade de Edimburgo.

“Essas descobertas nos ajudam a compreender melhor as causas da depressão.”

Segundo Howard, isso é essencial para que os cientistas entendam as causas da depressão e, dessa forma, possam aprimorar os tratamentos para tornar um pouco melhor a vida das 322 milhões de pessoas no mundo afetadas pela doença.

Com informações da Galileu