Coreia do Norte suspende testes com mísseis nucleares

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Coreia do Norte suspende testes com mísseis nucleares
Kim Jong-un na Conferência de Presidentes dos Comitês do partido - Foto: KCNA EFE

Sinal de paz? Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, anunciou a suspensão dos testes nucleares e de mísseis de seu país.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que Kim também vai fechar instalações de testes atômicos.

“A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentales”, informou Yonhap citando a agência de notícias norte-coreana KCNA.

O líder “fechará instalações de testes nucleares no norte do país para demonstrar sua promessa de suspender os testes nucleares”, acrescentou a mesma fonte.

Kim Jong-un disse em comunicado que seu país não precisa mais realizar testes nucleares, ou de mísseis balísticos intercontinentais, porque concluiu o processo de obtenção de armas nucleares.

Trump celebra 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou hoje “muito boa notícia” a decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e de mísseis, e disse esperar ansiosamente pelo encontro do líder norte-coreano, Kim Jong-un, agendada para maio ou junho.

Trump também disse que houve “grandes progressos” no diálogo com Pyongyang e demonstrou sua alegria pela suspensão dos testes nucleares e de mísseis, bem como pelo fechamento do centro de testes nucleares que a Coraia do Norte tem no nordeste do seu território.

Reuniões

No próximo 27 de abril está agendada uma reunião entre o presidente sul-coreano, Moon Jae In, e Kim Jong-un.

O objetivo do encontro é definir um local adequado para discutir a desnuclearização da Península Coreana. Promessa feita por Kim em março, durante sua reunião em Pequim com o presidente chinês Xi Jinping.

A Casa Branca disse no final de março que a situação na Coreia do Norte “está se movendo na direção certa” após o encontro entre Kim e Xi.

No final de maio ou início de junho, o líder norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump, devem se reunir, embora não haja data para a cúpula neste momento.

Trump confirmou na quarta-feira que o diretor da CIA, Mike Pompeo, se reuniu na semana passada em Pyongyang com o líder da Coreia do Norte.

“A reunião foi muito boa e um bom relacionamento foi formado”, disse ele.

Com informações do ElPaís e AFP