David Byrne cria blog pra mostrar lado bom do mundo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para David Byrne cria blog pra mostrar lado bom do mundo
David Byrne - Foto: Bric|David Byrne - Foto:

Cansado de ler notícias ruins, o ex-líder do Talking Heads, David Byrne, criou um site para dar notícia boa e mostrar que “o mundo não é um inferno”.

Byrne resolveu criar o “Reasons To Be Cheerful” – “Razões para ser otimista”, em tradução livre.

“Como pessoa, é um projeto que me ajuda ficar vivo e a manter minha sanidade”, disse Byrne ao G1.

“Todo mundo precisa de algo para pensar ‘Ok, o mundo não é inferno’. Afinal, ainda tem gente fazendo coisas incríveis. Quero encontrar coisas que me dão esperança. Podemos não ter fé em nossos líderes, mas o nosso povo está fazendo a diferença”.

Em um de seus primeiros posts, Byrne comemorou que “a energia eólica está se tornando financeiramente viável”.

Västra Hamnen, na cidade sueca de Malmö, está prestes a se tornar o primeiro bairro neutro em carbono da Europa. Todo o dióxido de carbono emitido no local foi contabilizado e contrabalançado por investimentos em energia gerada por ventos e pela água.

O prefeito da cidade, Ilmar Reepalu, diz que isso é resultado do fechamento das duas usinas nucleares da cidade. O objetivo é ter toda a cidade de Malmö neutra em carbono até 2030.

Cantoria com crianças e jovens

Byrne também estimula a divulgação do trabalho de escolas de música frequentadas pelos mais jovens. No mês passado, ele elogiou a versão de “American Utopia” feita por alunos da Detroit School of Arts. Tudo foi gravado em vídeo por estudantes de rádio e TV da mesma escola (assista acima ao vídeo).

“A gravação mudou completamente o que eu pensava sobre a música. É sério, mudou o significado da canção – eu percebi que é sobre inclusão, sobre receber bem e não ficar sozinho”, disse Byrne em seu blog.

É bom, então copia!

Em seu blog, o cantor defende o lema de que “se é bom, tem que copiar”. E o cantor usa as bicicletas como exemplo. Ele escreveu nove livros, incluindo “Diários de Bicicleta” (2009), que o fez ser reconhecido como ativista das bikes.

“Em Bogotá [na Colômbia] havia um programa muito inovador para ciclistas. Anos depois, essa iniciativa virou modelo para Nova York e muitos outros lugares”, escreveu Byrne. Ele costuma alugar bicicletas por onde passa com sua turnê para conhecer ciclovias: no mês passado, fez isso na Argentina e no Brasil.

Prisão humana

Em outro post na seção de Educação de seu blog otimista, Byrne analisa boas ideias implementadas em presídios pelo mundo.

“A Noruega parece ter descoberto uma solução. Setenta e cinco de cada 100 mil pessoas estão encarceradas. A taxa de retorno à prisão depois de dois anos é de 20% lá, contra 76,6% nos EUA em um período de cinco anos. O que eles estão fazendo, está funcionando”, conclui.

O cantor cita que a prisão norueguesa de Halden tem uma atmosfera “relativamente normal”. “Não há grades nas janelas e os prisioneiros têm cozinhas completas (facas incluídas!), TVs de tela plana e muito treinamento vocacional”, lista, defendendo o rótulo de prisão “mais humana” do mundo.

“Uma razão pela qual pode ser difícil vender essa ideia é que custa mais dinheiro abrigar um detento em uma prisão como a Halden – mais de US$ 93.000 por ano, em comparação com os US $ 31.286, em média, nos EUA”, explica. Mas, para ele, “a baixa taxa de reincidência resultante significa que, se alguém adota a visão de longo prazo, na verdade, economiza dinheiro”.

Com informações do G1