Peixe e feijão verde retardam a menopausa, mostra pesquisa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Peixe e feijão verde retardam a menopausa, mostra pesquisa
Foto: Reprodução Daily Mail

Uma dieta rica em peixe oleoso e feijão verde pode ajudar a retardar a menopausa. Já os carboidratos podem acelerar seu início.

Foi o que descobriu uma pesquisa feita pela Universidade de Leeds, no Reino Unido.

A ingestão regular de peixes oleosos como salmão, cavala e sardinha foi associada a um atraso de mais de três anos para o começo dos sintomas da menopausa.

Mas as mulheres que costumam consumir carboidratos refinados, como macarrão e arroz branco, normalmente atingem a menopausa 18 meses mais cedo do que a idade média de 51 anos, apontou o estudo.

“Este estudo mostrou que existem algumas associações específicas entre grupos de alimentos e nutrientes com o início da menopausa natural”, disse o autor principal, Yashvee Dunneram, da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Segundo Yashvee os altos níveis de antioxidantes em peixes oleosos, leguminosas e verduras ajudam a proteger as células.

“Tudo isso é uma boa fonte de antioxidantes, que protegem nossos ovários e podem levar a um período menstrual mais longo”.

A menopausa ocorre quando os níveis de estrogênio caem, entre 45 e 55 anos,  o que leva a períodos com sintomas de ondas de calor, sudorese e incapacidade de ter filhos naturalmente.

Resultados 

Pesquisadores da Universidade de Leeds usaram dados da observação feita por 4 anos em 14.000 mulheres no Reino Unido.

Mais de 900, entre as idades de 40 e 65 anos, experimentaram um início natural da menopausa nesse período.

Os pesquisadores descobriram que a idade média da menopausa era de 51 anos, mas que havia tendências no tempo associadas a certos alimentos.

As mulheres que ingeriram muitos legumes, como feijão verde e ervilha, passaram pela menopausa cerca de um ano depois do que as que não as consumiram.

Uma maior ingestão de vitamina B6 e zinco, encontrada em alimentos, incluindo aves, carne, peixe, sementes e abacates, também pareceu atrasar o início.

Entre as mulheres sem filhos, comer mais uvas e aves foi associado a uma menopausa posterior.

Antioxidantes atrasam danos naturais ao DNA do corpo.

Feijão verde e ervilhas contêm antioxidantes, enquanto os ácidos graxos ômega 3, que são abundantes em peixes oleosos, também estimulam a atividade antioxidante no organismo.

Mas os carboidratos refinados aumentam o risco de resistência à insulina, o que pode interferir na atividade dos hormônios sexuais e aumentar os níveis de estrogênio.

Isso pode aumentar o número de ciclos menstruais e esgotar o fornecimento de ovos mais rapidamente, disseram os autores.

As vegetarianas iniciaram a menopausa um ano antes do que aquelas que comem carne, de acordo com o estudo publicado no Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária.

Com informações do Daily Mail