Evite briga de casal por causa de dinheiro: 8 dicas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Evite briga de casal por causa de dinheiro: 8 dicas
Foto: Pixabay

O dinheiro que pode comprar tantas coisas, também pode separar um casal apaixonado.

Mas é possível evitar brigas por causa das finanças, garante Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Abefin.

“Hoje em minhas consultorias percebo que para grande parte dos casais ocorre o desconhecimento do valor do salário do companheiro, ou mesmo de como esses gastam tais valores”, diz o especialista, que listou 8 dicas para fugir desse problema. (veja todas abaixo)

A primeira é ter sempre muito diálogo, o que nem sempre ocorre.

“O mais adequado é construir um orçamento familiar baseado nos sonhos e objetivos da família. Também é muito importante que ocorra o quanto antes a definição de regras financeiras a serem seguidas, como quem paga o quê, regras que devem ser alvos de constantes reavaliações”, lembra.

Reinaldo lembra que é possível ter uma conta conjunta para que esses compromissos sejam pagos.

“Porém, acredito que seja interessante avaliar a possibilidade de cada um ter sua conta corrente, definindo os limites, pois cada um pode ter seus próprios gastos”, alerta.

Quando o assunto é investimento, ele deve ser feito em conjunto. Assim, se poupa mais dinheiro e obtém melhores resultados.

“O segredo é colocar tudo na mesa, nunca esquecendo que o assunto mais importante a ser conversado não são as despesas, e sim os sonhos e desejos individuais e coletivos. É muito comum os sonhos serem deixados de lado, mas, acredite, esse é um erro capital de milhões de casais”, avisa.

Quem ganha mais?
 
Reinaldo orienta que o casal coloque sempre “no mínimo, três sonhos – curto (até um ano), médio (de um a dez) e longo prazo (acima de dez anos) –, todos acompanhados de informações básicas, como quanto custa e quanto será guardado mensalmente. Caso contrário, não serão sonhos, e sim verdadeiros pesadelos para os casais, podendo “esfriar o relacionamento””, diz.
 
Ele lembra que “mesmo tendo contas separadas, quando se opta pelo casamento, é preciso não discriminar quem ganha mais ou menos. Trata-se de uma família e, neste caso, a receita deve ser pensada e somada para todos que dela participam”.

Neste caso a orientação é “definir um limite de gasto para cada um e fazer com que ele seja respeitado. Caso isso não ocorra, deverá ser motivo de diálogo”.
 
Veja as 8 dicas do especialista

1.    Fazer reuniões frequentes entre o casal para debater as finanças, porém, diferente do que ocorre frequentemente, esse não deve ser um momento apenas de tensão, mas sim de projeção.

2.    Estabelecer sempre sonhos de curto, médio e longo prazos, lembrando que se deve ter objetivos coletivos e individuais.

3.    Faça um diagnóstico financeiro e, com os números reais da vida financeira, ajuste o padrão de vida do casal dentro dessa lógica.

4.    Se um dos dois for acomodado, é importante entender que cada um possui um estilo, assim, recomendo a busca de um meio termo, com regras bem estabelecidas e não ficar batendo sempre na mesma tecla.

5.    Quando só um dos parceiros tem trabalho externo, também deve-se ter preocupação com a vida financeira em longo prazo, no caso aposentadoria.

6.    Caso tenham filhos, é preciso inclui-los na conversa sobre dinheiro e, mais do que isso, também devem chegar a um acordo sobre como será a educação deles em relação às finanças.

7.    Se um dos parceiros fez alguma ação errada em relação ao dinheiro, lógico que haverá um nervosismo inicial, por isso, tente deixar o debate para um momento no qual já conseguiu se acalmar um pouco e refletir sobre o ocorrido. Mas não finja que nada ocorreu, guardar pode causar “estouros” futuros.

8.    É nas dificuldades que vemos com quem realmente podemos contar. Assim, em caso de crise financeira, em vez do distanciamento, o ideal é buscar estar mais perto de quem gostamos.

Assista ao vídeo de Reinaldo Domingos sobre mulher que ganham mais do que o marido:

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa