Tataravó de 89 anos salta de paraquedas: sonho realizado

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tataravó de 89 anos salta de paraquedas: sonho realizado
Foto: André Ramos Rodrigues/Atmos Paraquedismo|

Uma tataravó de 89 anos, do interior de São Paulo, realizou um sonho neste dia das mães.

Theresa Gerage Polloni saltou de paraquedas. O presente mais esperado e radical da vida da aposentada de Piracicaba (SP) veio apesar do medo dos filhos, netos e bisnetos.

Dona Theresa, no entanto, nunca teve dúvidas. Para quem superou um câncer de útero aos 85 anos, pular das alturas foi apenas mais um desafio.

“Foi maravilhoso. Não tenho palavras, gostei. Me sinto feliz, graças a Deus”, disse a vovó ao G1.

Logo após o salto, Theresa já estava brincando com a situação. “Não tive tontura, não tive ânsia, não tive nada, nem vontade de fazer xixi”, brincou.

Exames médicos

Antes de marcar o salto, ela passou por uma bateria de exames.

Theresa fez testes no coração, rins, pulmão, sangue e até boca.

Os resultados positivos e o fato de não ter diabetes e nem problemas de pressão deram o aval médico necessário para a realização do sonho.

Só que, para uma mulher de 89 anos que teve 10 filhos, 18 netos, 22 bisnetos e uma tataraneta bebê que ela ainda não conhece, o convencimento precisa superar as questões médicas.

Uma das filhas dela, a aposentada Vera Lúcia Polloni, de 61 anos, afirma que toda a família estava receosa, mas foi impossível evitar.

“A gente ficou muito apreensiva. Quando ela põe alguma coisa na cabeça dificilmente a gente consegue tirar”.

“Ela fala ‘eu vou, eu posso e eu consigo’. Então é complicado. Mas tudo que ela fez até hoje na vida dela deu certo, nada deu errado”, conta a filha.

Segundo a filha, Dona Theresa, que é viúva, sempre trabalhou com serviços gerais e, após a aposentadoria, manteve a energia para realizar as atividades.

A tataravó também sempre praticou esportes e conta que já foi campeã de bocha e participou de atletismo.

Sonho adiado

Dona Theresa conta que o sonho de saltar sempre existiu, mas era adiado para dar lugar a outras questões pessoais.

Em 2013, quando descobriu o câncer de útero, chegou a cogitar que nunca mais teria a oportunidade de realizá-lo.

Como a intervenção cirúrgia seria de alto risco por causa da idade da aposentada, foi feito um tratamento de radioterapia e acompanhamento médico por três anos, quando recebeu alta.

A cura, que já dura quase dois anos, trouxe de volta a vontade de “voar”. No dia 15 de setembro, a aposentada vai completar os 90 anos.

Theresa no avião antes do salto - Foto: André Ramos Rodrigues/Atmos Paraquedismo

Theresa no avião pouco antes do salto – Foto: André Ramos Rodrigues/Atmos Paraquedismo

Elogios do instrutor

O líder da equipe e instrutor que saltou com Dona Theresa, Alexandre Braz, relata a tranquilidade da aposentada.

“Ela se comportou muito bem, ela realmente queria fazer isso, a gente teve todo um cuidado especial, foi uma operação realmente direcionada como requer um salto para uma pessoa de quase 90 anos. Eu que levei [saltei], mas tinha profissionais em volta, assessorando, até mesmo no avião.”

Segundo Braz, a aposentada foi a pessoa mais velha com quem ele já saltou. Ele tem 26 anos de experiência. “Eu já saltei com [pessoas de] 80 e poucos anos, mas ela com certeza foi a com mais idade que a gente já saltou aqui”.

Segundo a filha, o salto foi um presente da empresa de paraquedismo. Ela afirma que a família se surpreendeu com a surpresa.

Com informações do G1