Educadora brasileira é selecionada pra curso na NASA

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Educadora brasileira é selecionada pra curso na NASA
Foto: Divulgação

Uma professora brasileira foi selecionada entre 200 educadores para fazer um curso na NASA.

No mês que vem, a professora Amanda Sant’Anna, 27 anos, de Jacareí (SP) vai passar alguns dias no Space & Rocket Center da NASA, na cidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama.

O Honeywell Educators Space Academy é um programa da agência espacial norte-americana criado para capacitar professores de matemática e ciências do ensino médio de vários países do mundo nas áreas de tecnologia e engenharia.

“Fiquei sabendo do programa através de meu gestor e achei muito interessante”, conta Sant’Anna, que leciona disciplinas de tecnologia e robótica no Programa Pré Universitário Exatas (PPU Exatas) no Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos.

“Por já ter trabalhado anteriormente no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ir à NASA sempre foi um sonho.”

A professora, que está cursando pós-graduação em Gestão e Organização de Escolas, enviou sua candidatura ao programa da NASA em setembro de 2017.

“Participei do processo seletivo online em setembro e a resposta saiu no final de janeiro de 2018. Quando recebi o e-mail que dizia ‘Congratulations’ (parabéns, em inglês), eu nem acreditei. Algo que parecia impossível tinha se tornado realidade. Foi uma alegria inexplicável, uma sensação única”, relembra.

Treinamento

Em junho, ela irá se juntar a outros professores ao redor do mundo para receber um treinamento de 45 horas em salas de aula, laboratórios e em campo.

Serão praticadas simulações de exercícios feitos por astronautas, em jato de alto desempenho, e de missões espaciais – tudo bancado pela NASA.

“O Space & Rocket Center é reconhecido como um dos mais abrangentes museus de hardware de voo espacial tripulado dos Estados Unidos no mundo. As instalações do centro incluem Spacedome Theatre, Rocket Park, o Education Training Center (NASA’s Educator Resource Center)”, comemora a engenheira.

A experiência vai render uma bagagem técnica de ferramentas educacionais inovadoras que, posteriormente, poderão ser aplicadas pela professora na sala de aula.

Com informações da Revista Galileu