Cientistas criam lente de contato para daltônicos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas criam lente de contato para daltônicos
Foto: Universidade de Birmingham

Uma lente que corrige as cores para daltônicos. Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, desenvolveram uma lente de contato que promete ajudar pessoas com daltonismo.

O distúrbio ocular genético hereditário faz com que as pessoas tenham dificuldade em distinguir certas cores.

A Abdel-Rahman Badawy e seus colegas fizeram uma lente de contato comercial, tingida com um corante derivado da rodamina.

Esse derivado particular de rodamina foi escolhido por sua capacidade de absorver certos comprimentos de onda da luz.

Os pesquisadores descobriram que o corante bloqueia a banda que fica entre os comprimentos de onda vermelho e verde, que é percebido por dois conjuntos de cones ópticos correspondentes simultaneamente.

A remoção desta banda pela lente tingida inibe o disparo simultâneo dos cones designados para bandas de comprimento de onda verde e vermelho, permitindo uma melhor diferenciação entre as cores vermelha e verde.

“Estamos agora tentando usar um processo semelhante para corrigir o daltonismo roxo-azul, e também para reunir uma série de corantes para fazer as lentes funcionarem para daltonismo vermelho-verde e roxo-azul simultaneamente. Estamos prestes a começar os testes clínicos em humanos,” disse o professor Haider Butt, orientador do trabalho.

O daltonismo

O problema ocorre em graus variados, desde a mais comum confusão entre vermelho e verde até a incapacidade total de visualização de cores.

A visão de cores normal é tricromática, ou seja, qualquer cor pode ser criada combinando as cores azul, vermelho e verde, que são percebidas por um grupo de cones na parte de trás do olho.

Esses cones são divididos em três grupos, responsáveis pelos comprimentos de onda curtos (azul), médios (verde) e longos (vermelho).

Na visão normal, todos os três estão presentes. Quando algum desses cones está em menor número, o cérebro recebe informações incorretas, levando a uma capacidade limitada de identificar certas cores.

Embora não exista cura para esse distúrbio, vários métodos têm sido propostos para aumentar a percepção das cores.

No entanto, os produtos atuais no mercado, como os óculos de filtragem de cor, são caros, volumosos e incompatíveis com outros óculos corretores de visão.

 

Com informações do Diário da Saúde