Rugas podem ser retiradas das células, contra envelhecimento

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Rugas podem ser retiradas das células, contra envelhecimento
Foto: Reprodução do Daily Mail|'Rugas' nas células aumentam à medida que envelhecem e interferem na produção de DNA (imagem)

Depois de uma descoberta feita por acaso, cientistas acreditam que vão conseguir retardar, ou suavizar, o envelhecimento da pele retirando as rugas de dentro das células humanas.

A sinalização veio durante um estudo sobre gordura no fígado que ligou a doença com as rugas da membrana celular que aparecem no núcleo, onde o DNA é produzido.

Essas rugas se multiplicam à medida que envelhecemos devido a uma deficiência de proteína, e causam doença hepática gordurosa, impedindo as células de sintetizar proteínas adequadamente. Isso transforma células comuns do fígado em gordura.

Mas agora os cientistas da Universidade de Virginia, nos EUA, acreditam que existe uma maneira de suavizar essas rugas, adicionando a proteína de volta. Isso pode ajudar a combater os efeitos do envelhecimento no corpo.

O estudo

O estudo, publicado na revista Aging Cell, investigou a esteatose hepática, que é causada pela acumulação de gordura dentro do fígado, prejudicando sua função e possivelmente levando à insuficiência hepática.

A professora Irina Bochkis, uma das autoras do estudo, descobriu que a criação de gordura no fígado é causada pelo aparecimento de rugas no núcleo da célula.

Essas rugas aumentam em número à medida que envelhecemos e interferem na capacidade de nossas células produzirem DNA.

“Temos o mesmo DNA em cada célula, mas cada célula é diferente”, explicou Bochkis.

“Então, como isso funciona? Bem, na verdade, certos genes precisam estar no fígado e precisam ser desligados no cérebro, por exemplo, e vice-versa. Se eles não estão desligados adequadamente, então você tem problemas.”

“Quando sua membrana nuclear não está mais funcionando adequadamente, ela pode liberar o DNA que deveria estar desligado”, disse ela. “Então, sua pequena célula hepática se torna uma pequena célula gordurosa.”

Ela diz que esse processo eventualmente leva a um fígado que se assemelha a um “queijo suíço”.

Mas há esperança de que esse processo possa ser revertido, diz o professor Bochkis, e ajude a recriar um fígado mais jovem.

Por que enruga?

O enrugamento na membrana celular é causado pela falta de uma lamina, uma proteína celular.

Adicionar essa proteína de volta à membrana celular pode ajudar a reduzir as rugas, “como o Retinol ajuda a suavizar as rugas do rosto”, diz ela.

A professora está otimista sobre o futuro de suas pesquisas.

“Você vai ter células normais e saudáveis e elas expressarão apropriadamente os genes que devem ser expressos. Você vai erradicar as coisas que não deveriam estar lá”, disse ela.

“Toda vez que eu dou essa palestra para os colegas, eles dizem: Você acha que isso é um mecanismo universal? ‘ Na minha opinião, acho que é.”

'Rugas' nas células aumentam à medida que envelhecem e interferem na produção de DNA (imagem)

‘Rugas’ nas células aumentam à medida que envelhecem – Foto Shutterstock/Urfin

Com informações do Daily Mail