Ouça música com seu filho: melhora relacionamento

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ouça música com seu filho: melhora relacionamento
Foto: depositphotos

A ciência confirmou o que pais e filhos que curtem música já sabem. Ouvir canções juntos pode melhorar o relacionamento familiar, não apenas na infância e adolescência.

Pesquisadores descobriram que os jovens que compartilharam experiências musicais com seus pais durante a infância, mas especialmente durante a adolescência, relatam ter um melhor relacionamento com seus pais quando entram na idade adulta.

“Se você tem filhos pequenos e curte música com eles, isso ajuda você a estar mais perto deles e mais tarde a vida os aproximará,” disse o professor Jake Harwood, da Universidade do Arizona (EUA).

Adolescência

Embora as experiências musicais compartilhadas em todas as faixas etárias tenham-se mostrado associadas a melhores percepções da qualidade do relacionamento entre pais e filhos, o efeito foi maior para experiências musicais compartilhadas que ocorreram durante a adolescência.

“Com crianças pequenas, a atividade musical é bastante comum – cantando canções de ninar, fazendo rimas. Com os adolescentes, isso é menos comum, e quando as coisas são menos comuns, você pode encontrar efeitos maiores, porque quando essas coisas acontecem, elas são super importantes”, disse Harwood.

Música no carro

O importante para os pais prestarem atenção é que as experiências musicais compartilhadas com seus filhos não precisam ser complicadas.

Na verdade, atividades simples – como ouvir música no carro, juntos – podem ter um impacto ainda maior do que experiências musicais mais formais, como tocar em uma banda juntos, de acordo com os resultados dos pesquisadores.

Com informações do Diário da Saúde