Rio de Janeiro proíbe uso de canudinhos plásticos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Rio de Janeiro proíbe uso de canudinhos plásticos
Foto: Pixabay||

Os canudinhos plásticos podem estar com dias contados no Rio de Janeiro.

A Câmara Municipal da cidade aprovou nesta quinta-feira, 8, em segunda votação, um projeto de lei que proíbe a distribuição de canudos plásticos em estabelecimentos alimentícios.

Com isso, a capital fluminense pode se tornar, em breve, a primeira cidade a banir os canudinhos em quiosques, bares e restaurantes. Falta apenas a sanção do prefeito Marcelo Crivella.

O projeto é de autoria do vereador Jairinho (MDB) e estipula multa de até R$ 3 mil aos estabelecimentos que descumprirem a lei, valor que pode ser multiplicado em caso de reincidência.

Ao invés do plástico, o projeto determina o uso de canudos feitos de materiais biodegradáveis.

Petição popular

Mais de 15 mil cariocas assinaram a petição online criada pela ONG Meu Rio, apoiadora do projeto.

“Estima-se que os canudos representem 4% do lixo mundial. Infelizmente não contamos com um vasto material que levante dados sobre o uso de canudos no Brasil, mas em países como os Estados Unidos, por exemplo, são usados meio bilhão de canudos por dia.

Com essa quantidade, seria possível empilhar canudos a ponto de darmos duas voltas e meia no planeta em um período de 24 horas”, diz a ONG na página da campanha.

A medida acompanha um crescente movimento global de combate ao lixo plástico, um dos principais vilões da poluição marinha.

Segundo a ONU, ao menos 50 países têm propostas semelhantes.

Recentemente, a Comissão Europeia apresentou novas regras para reduzir e até mesmo banir produtos plásticos descartáveis, que representam 70% dos resíduos mais encontrados nas praias e mares da Europa.

A Índia também anunciou medidas neste sentido para os próximos cinco anos.

Com informações da Exame