Técnica transforma gordura ruim em boa: tratar obesidade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Técnica transforma gordura ruim em boa: tratar obesidade
Foto: Pixabay

Uma técnica que permite transformar gordura ruim acumulada em gordura boa foi desenvolvida por pesquisadores do Hospital Winthrop, da Universidade de Nova York, EUA.

O procedimento pode revolucionar o tratamento da obesidade e do diabetes, dois grandes problemas de saúde pública, além de colaborar com quem apenas quer melhorar a silhueta.

Existem dois tipos de gordura corporal: a boa e a má. A má é chamada de gordura branca, o alvo principal das dietas milagrosas que aparecem quando estamos comendo demais e queimando calorias de menos, e pode ser responsável por doenças cardiovasculares.

Já a boa é a gordura marrom, e ajuda justamente a queimar calorias. Ela representa de 5% a 10% do tecido adiposo e está presente principalmente na nuca, nos ombros, na coluna vertebral e nos vasos sanguíneos. Quanto mais gordura marrom você possui, maior a facilidade para emagrecer.

A técnica

O estudo descreve um processo simples. Basta tirar um pouco da gordura ruim do corpo de alguém, adicionar um coquetel de substâncias químicas, manter a mistura num reator por um período entre uma e três semanas e reinjetar a gordura transformada no corpo do paciente.

Isso daria fim ao uso de drogas para controle de peso, que podem causar efeitos colaterais prejudiciais, e na cirurgia bariátrica invasiva, que, além de arriscada, nem sempre tem o resultado desejado.

Mas calma, não procure seu médico agora. Por enquanto, o procedimento ainda não foi testado em humanos, apenas em tecidos humanos, o que é diferente.

Já os camundongos, cobaias clássicas, se mostraram resistentes ao tratamento.

Porém, ainda há muito trabalho pela frente.

Com informações da Super/The Guardian