Portugal aprova maconha pra uso medicinal: cannabis

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Portugal aprova maconha pra uso medicinal: cannabis
Foto: Dnotícias Portugal

O parlamento português aprovou o uso da maconha para uso medicinal.

A nova lei entra em vigor no dia 1º de julho e prevê que a cannabis só poderá ser consumida com receita médica e comprada em farmácias – o cultivo da erva para uso próprio continua proibido.

Os medicamentos, para serem comercializados, precisarão de autorização prévia da autoridade nacional do medicamento e produtos de saúde (Infarmed).

A lei determina ainda que o Estado deverá estimular a pesquisa científica sobre o uso da maconha com fins medicinais.

O texto do projeto enfatizava a eficácia da cannabis em situações de tratamento da dor, diminuição da náusea e vômitos associados à quimioterapia e estimulação do apetite.

Além disso, o documento cita a eficiência da utilização “no caso da doença de Alzheimer, na esclerose lateral amiotrófica, no glaucoma, no diabetes, nos distúrbios alimentares, na distonia, na epilepsia, na epilepsia infantil, na fibromialgia, nos distúrbios gastrointestinais, nos gliomas, na hepatite C, no VIH, na doença de Huntington, na incontinência, na esclerose múltipla, na osteoporose, na doença de Parkinson, no estresse pós-traumático, na artrite reumatoide, na apneia do sono”, entre outras.

Com informações do Diário da Saúde