Vídeo de amigos “narrando” jogo para surdocego ganha o mundo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vídeo de amigos “narrando” jogo para surdocego ganha o mundo
Foto: SNB

Depois de emocionar o Brasil, o vídeo de amigos narrando jogo para um rapaz brasileiro surdocego  está correndo o mundo. Saiu nos principais portais internacionais de notícias.

New York Post, People, BusinessInsider e MSN/USA Today estão contando a história do Carlos Junior, um apaixonado por futebol, que pôde entender e sentir as emoções de um dos jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia graças a amigos intérpretes e guia-interpretes de libras Tátil – como mostrou ontem o SóNotíciaBoa. Reveja aqui.

O New York Post mostra o vídeo e diz na manchete: “Como este surdo e cego fã de futebol segue a Copa do Mundo”.

A People também divulgou o vídeo mas com outra chamada: “Cego, surdo, fã de futebol comemora a vitória da equipe na Copa do Mundo com a ajuda do intérprete”.

Já o BusinessInsider escreveu: “Incrível vídeo mostra como os amigos ajudam um fã surdo e cego do Brasil a desfrutar da Copa do Mundo”. 

E o MSN/USA Today destacou: “Fã brasileiro surdo-cego curte a Copa do Mundo”.

História

A história de compaixão e solidariedade aconteceu em Osasco, na Grande São Paulo.

Os autores dessa dedicação e esforço são Hélio Fonseca de Araújo, Regiane Cunha Pereira, Vinícius Alves e Renato Rodrigues, que são intérpretes e guia-intérpretes.

Durante toda na primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo, na manhã da sexta, 22, intérpretes de Libras-Tátil tocaram as costas e seguraram as mãos de Carlos Junior, de 31 anos, que não enxerga, não ouve e não fala.

Com uma pequena quadra tátil de futebol, eles “narrararam” a partida inteira e Carlos sentiu em seu corpo, em tempo real, os gols de Philippe Coutinho e Neymar.

“Além da Libras-Tátil optamos (a Regiane e eu) também pela comunicação háptica para passar algumas informações como :Faltas, cartões, Times, números da camisa dos jogadores entre outras!”, escreveu Hélio no Youtube.

“Ao chegar na minha casa, o Carlos me relatou que durante a semana estava orando e pediu a Deus que Ele usasse alguém para ajuda-lo na interpretação do jogo da copa”, completou.

O resultado? Carlos “disse que Deus foi além das expectativas dele!”, contou Hélio.

A alegria de Carlos Júnior, ao celebrar um gol tocando um tamborzinho, viralizou.

As imagens da “transmissão tátil” foram parar no Youtube e passaram de 800 mil visualizações em poucos dias.

A inclusão

No vídeo, o intérprete Vinícius Alves desenha nas costas de Carlos o número do jogador que detém a posse da bola e a qual seleção o atleta pertence – elementos da comunicação háptica -, enquanto o guia-intérprete Renato Rodrigues faz a parte da guia-interpretação.

Por meio da língua de sinais tátil, todas as jogadas e emoções são descritas sobre um campo de futebol de madeira, revestido com folha de EVA e pintado com tinta alto relevo – feito pelos profissionais especialmente para Carlos.

“O campo dá uma noção de espaçamento, e intensidade do jogo. Se a bola já ultrapassou o meio-campo, se o jogador está atacando bastante, se está correndo mais para a lateral”, explicou o guia-intérprete Renato Rodrigues ao G1.

A ideia

Amigo de Carlos há mais de dez anos, Rodrigues conta que o grupo se reuniu na casa de Hélio Fonseca, também guia-intérprete, para possibilitar que Carlinhos, como o rapaz é carinhosamente chamado, acompanhasse a partida.

“A gente quer que ele sinta a emoção que milhões de brasileiros sentem”, afirma o guia.

Os profissionais costumam auxiliar Carlinhos em viagens, visitas a museus e até salto de paraquedas – presente dado por eles ao rapaz.

Foi a primeira vez, porém, que eles divulgaram nas redes a narração de uma partida de futebol.

A intenção da postagem era motivacional e Rodrigues revela que eles não esperavam a repercussão que as imagens e, por tabela, a mensagem, em tão pouco tempo, alcançaram.

É realmente emocionante o que eles fizeram pelo Carlos.

Mais do que inclusão, os intérpretes mostram respeito e amor ao rapaz, que é apaixonado por futebol e são-paulino fanático.

Assista e veja se exageramos nas palavras:

Youtube tumbnail video

https://youtu.be/TK2AgzBBvKw

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa