Família encontra irmão após 37 anos graças a Facebook e B.O.

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Família encontra irmão após 37 anos graças a Facebook e B.O.
Fabiano e a família - Foto: reprodução / EPTV/G1

Depois que sofreu um assalto, a vida de Fabiano Moreira Gomes, de 63 anos, mudou radicalmente… e pra melhor!

Graças ao Boletim de Ocorrência que ele fez na polícia de Campinas, e a um perfil que uma comerciante criou para ele no Facebook, a família conseguiu encontrar Fabiano depois de 37 anos.

O homem viveu em situação de rua no centro de Campinas durante os últimos 7 anos, sem registro de álcool nem drogas.

“Eu vivi sete anos na rua, mas fora dos meus parentes, 37 anos. Antes desse tempo andei em vários lugares, Paraguai, Paraná, trabalhando em outros serviços. E na rua fiquei um ano e quatro meses sem tomar banho, sem molhar nem a sola da mão”, disse Fabiano ao G1.

Ele nem imaginava que uma das irmãs estava procurando por ele há tempos.

Com pai e mãe ainda vivos, ambos com 87 anos, a caçula de nove filhos Marta Gomes Dias, de 43, tinha apenas 6 quando o irmão foi tentar ganhar a vida no Paraguai.

“Minha mãe dizia: ‘Eu não vou morrer antes de ver meu filho’. Ela tinha certeza, sentia no coração que ele estava vivo”, conta Marta, emocionada.

A família vive em Olímpia, também em São Paulo, mas a 350km de onde Fabiano estava.

A procura

Uma das cunhadas de Fabiano viu o perfil dele no Facebook. Ela mostrou a foto aos irmãos e todos ficaram surpresos com semelhança com o pai deles.

Marta tentou contato pela rede social mas não teve retorno.

Ela pediu então ajuda a um policial militar da cidade, que procurou o nome e data de nascimento de Fabiano nos registros na Polícia Civil.

Aí ele achou o boletim de ocorrência registrado em março deste ano, quando o homem sofreu uma tentativa de furto ao carrinho que usava para transportar seus poucos pertences.

“A gente conseguiu o endereço da delegacia e foi pra Campinas. Foi muito rápido”, conta a irmã.

No dia 13 de julho Marta e dois dos irmãos foram de Olímpia para Campinas.

Na delegacia eles souberam o endereço da pensão onde Fabiano estava morando.

Ao chegarem na pensão, foi o próprio Fabiano quem os recebeu.

O reencontro

Assim que se apresentaram e contaram tudo, as lembranças vieram à tona e Fabiano teve certeza de que estava diante da sua família.

Ele ficou emocionado ao saber que os pais estavam vivos e esperando por ele.

“A gente começou a falar coisas do passado que só ele mesmo poderia lembrar. Pra ele acreditar que era a família mesmo. Foi caindo a ficha, a felicidade foi demais. Ele ficou em choque. [Quando soube dos pais] ele chorou de emoção, pra ele foi uma surpresa”.

Fabiano integra programas de assistência da Prefeitura de Campinas e, resolvidas as questões burocráticas, entrou no carro com os irmãos mesmo dia e no fim da tarde, ele já estava junto de seus pais em Olímpia.

“[Os pais] estavam sentadinhos. Os vizinhos, todo mundo na rua querendo ver, esperando a volta dele, pessoas que nunca viram ele na vida, mas todo mundo queria ver”.

“Deus te abençoe”, disse o pai, no vídeo.

O abraço nos pais foi longo e de poucas palavras.

Um a um, os irmãos se revezaram entre carinho e muita emoção.

Acolhido na casa de Marta, onde a família busca ajuda de doações para construir um quartinho pra ele, Fabiano ainda parece sob o encanto de toda a mudança em sua vida.

“Senti uma coisa muito maravilhosa.[…] É dura a situação, né, a vida de um pobre. Não tenho mais palavras”, diz já com a voz embargada, emocionado.

Com informações do G1