Chuva de estrelas cadentes já começou: até 60 por minuto

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chuva de estrelas cadentes já começou: até 60 por minuto
Foto: Time Magazine

Olha lá fora! Começou o espetáculo no céu: os meteoros de Perseidas. A chuva de estrelas cadentes entra no seu auge entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda, 13.

O show vai aumentar durante a madrugada. “Assim que cair a noite de domingo, os observadores poderão esperar ver dezenas de meteoros por hora”, apontou a Royal Astronomical Society (RAS) em um comunicado.

“A taxa esperada é de 60 por minuto”, garante o professor da USP Roberto Costa. Pra quem acredita que cada estrela cadente dá direito a um pedido, vai dar pra fazer vários esta noite…

Melhor horário

A fase mais intensa do fenômeno será antes do amanhecer, entre 4 e 5 horas da madrugada, de acordo com o site Time and Date. Um bom motivo para por o relógio para despertar mais cedo nesta segunda-feira.

Quando esses “farelos” [do Perseidas] entram na atmosfera terrestre eles sofrem uma combustão e queimam, formando aquele risco que vemos no céu – eis a famosa chuva de meteoros ou, mais popularmente, estrelas cadentes.

“Isso se dá a 50, 60 quilômetros acima do nível do mar”, diz Roberto.

Visível no Brasil

Torça para o céu estar limpo na região onde você mora porque vai dar para ver o espetáculo no Brasil.

“O ideal [para assistir] é um lugar escuro, em que o horizonte na direção norte esteja limpo”, orienta Roberto Costa, professor do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

Pra saber onde fica a região norte, se não tiver uma bússola, abra os braços em forma de cruz e aponte o braço direito para onde nasce o Sol (leste) e o esquerdo para onde ele se põe (oeste). Pronto, o norte estará à sua frente. É pra lá que você deve olhar para ver a chuva de estrelas cadentes.

E pra assistir não precisa de telescópio nem binóculo. Basta olhar para o céu e esperar pelo show celestial.

História

O fenômeno leva esse nome por que acontece próximo à constelação de Perseu, que homenageia o semideus da mitologia grega que matou a górgona Medusa.

Essa constelação está localizada ao norte, por isso não é possível vê-la tão bem daqui do Hemisfério Sul. Mesmo assim, vai dar para acompanhar a chuva de meteoros.

Com informações da Super e SNB