Canabidiol: pacientes do DF não precisam mais acionar justiça

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Canabidiol: pacientes do DF não precisam mais acionar justiça
Maconha plantada no Chile - Foto: Reuters/Ivan Alvarado

Pacientes do Distrito Federal que dependem do uso medicinal do canabidiol, um dos princípios ativos da Cannabis Sativa – a maconha – não precisam mais entrar na justiça para conseguir o composto.

O governo do DF publicou esta semana uma portaria no Diário Oficial que desobriga os usuários a enfrentar esse trâmite burocrático.

De acordo com estudos científicos, o canabidiol pode ser utilizado no tratamento de doenças como câncer, crises epilépticas e convulsivas, esclerose múltipla e dores associadas a doenças que acometem o sistema nervoso central.

Por causa do alto valor do tratamento – o preço mínimo de um dos produtos é cerca de US$ 70 – R$ 250 –  e as taxas de transporte e importação, muitas famílias precisavam ir aos tribunais para que o Sistema Único de Saúde (SUS) custeasse a terapia.

Agora, os pacientes que precisam comprar esses medicamentos na farmácia ambulatorial especializada – antiga farmácia de alto custo – precisam ter a indicação médica para o uso do produto e agendar o atendimento para cadastramento na Secretaria de Saúde pelo telefone 160.

Desde 2015, a Secretaria de Saúde comprou 206 unidades de produtos diversos a base de canabidiol para 21 pacientes.

O valor total das compras foi de mais de 147 mil reais.

Com informações do G1