Criada primeira loja “lixo zero” do Brasil

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Criada primeira loja “lixo zero” do Brasil
As proprietárias Lívia Humaire e Lori Vargas. Foto: André Stéfano / Divulgação.

São Paulo ganhou uma loja “lixo zero”, ou seja,  sem plásticos, nem nas embalagens, nem nos produtos.

A Mapeei – Uma Vida sem Plástico – é a primeira do gênero no Brasil e promete ajudar pessoas a terem um estilo de vida mais sustentável, sem desperdício e sem descartar plástico em aterros sanitários, ou nos oceanos.

Nas prateleiras é possível encontrar escovas de dente de bambu, copos dobráveis de silicone, canudos de metal e de vidro, atoalhados para remoção de maquiagem, marmitas de inox e sacolas de pano.

Há também panos encerados que substituem plásticos filme na cozinha, garrafas d’água e cosméticos em barra, ou em potes de metal.

Ideia 

A loja foi inaugurada no final do ano passado em uma galeria na rua Augusta, em São Paulo.

A ideia surgiu graças à preocupação com o problema dos plásticos descartáveis, tão que poluem lixões e oceanos.

Surgiu também de uma longa mudança na vida da empreendedora Lívia Humaire, que começou a reduzir o desperdício em 2014, quando tentou fazer uma ceia de Natal mais sustentável.

Em pesquisas na internet, ela conheceu outras pessoas comprometidas com o movimento, chamado de Zero Waste (Lixo Zero, ou Desperdício Zero).

A Lívia, que é geógrafa, trabalhava com consultoria comportamental para grandes empresas.

Cada vez mais envolvida em temas de sustentabilidade, achou que a carreira já não fazia mais tanto sentido para ela.

Em 2017, decidiu sair do trabalho e abrir seu próprio negócio.

Inicialmente, a ideia era criar uma empresa de cosméticos naturais vendidos por quilo, que diminuíssem o uso de embalagens plásticas.

Mas teve problemas com regulamentações da Anvisa para a venda dos cosméticos e teve que enfrentar a concorrência já que havia um mercado relevante de shampoos, sabonetes e cremes naturais.

Inspiração

Para buscar inspirações para seu negócio, decidiu fazer uma viagem pela Europa e Estados Unidos para ver quais negócios floresciam no exterior.

Voltou para o Brasil com uma ideia mais evoluída para seu negócio, de criar uma loja de produtos sem plástico e que também fosse um espaço de apoio para quem quer começar a ter um estilo de vida mais sustentável.

Ela mapeou, nos últimos anos e em suas viagens, negócios sustentáveis no exterior e no Brasil, o que a levou a nomear a loja como Mapeei – Uma Vida sem Plástico.

Então, o marido dela encontrou uma pequena loja numa galeria no centro da cidade. Depois de uma reforma, a loja começou a abrir apenas aos finais de semana e, depois de um tempo de experiência, está aberta de quarta-feira a sábado.

Investimento coletivo

Para construir o negócio, Lívia Humaire precisou do apoio de várias pessoas. Chamou uma sócia, a designer Lori Vargas, para atuar com o marketing e desenvolvimento da marca.

Os investimentos vieram por meio do Catarse, plataforma de financiamentos coletivos na qual arrecadou 16 mil.

“O projeto serviu para chamar a atenção de consumidores e já criar uma comunidade de pessoas interessadas no nosso negócio”, diz ela.

As vendas também são feitas na página da loja no Facebook.

Serviço
Mapeei – Uma Vida Sem Plástico
Rua Augusta, 1524, loja 19.

Com informações São Paulo Sao

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube