Ursa mais triste do mundo se transforma após chegar a santuário

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ursa mais triste do mundo se transforma após chegar a santuário
Rowena - Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos||

A ursa brasileira, que passou 25 anos em um circo e ficou conhecida como “a ursa mais triste do mundo”, mudou completamente depois chegar a um santuário em Joanópolis, interior de São Paulo.

Rowena, que era alimentada com ração de cachorro, foi resgatada há sete anos em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde enfrentava temperatura média de 40°C, inadequada para o animal de países frios da América do Norte.

Mas a vida nova dela começou com frescor no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em que foi transportada em uma cabine climatizada. E continua agora com os banhos de piscina e a alimentação especial que está recebendo no santuário.

“Ela come frutas com diversidade e com bastante líquido, como melancia, melão e laranja”, explicou o diretor do santuário, Marcos Pompeu, ao G1.

No local ela ainda tem uma caverna e uma piscina, além de uma cama com feno.

“A piscina é de água da mina, natural, bem geladinha. Todos os dias ela passa pela piscina e fica um pouquinho antes de ir dormir. Quem viu o momento da chegada dela aqui e vê agora, houve uma diferença gritante”, disse.

A ursa idosa, que chegou com infestação de verminose, dificuldades de visão e de locomoção naturais para a idade, vem apresentando comportamento dócil neste período de adaptação.

“Pensamos tudo para ela quando construímos o recinto. Fica em um ponto bem alto e tem uma condição térmica agradável porque é bem ventilado. Está em uma posição bem estratégica. Além disso, temos as grutas e piso de areia”, concluiu o diretor.

ursa-1

Foto: Silas Basílio/ TV Vanguarda

Foto: Silas Basílio/ TV Vanguarda

Com informações do G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube