Chef dos pobres, idoso de 90 anos cozinha para desabrigados

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chef dos pobres, idoso de 90 anos cozinha para desabrigados
Dino cozinhando - Foto: Reuters

Um aposentado de 90 anos, conhecido como o Chef dos pobres trabalha sete dias por semana para alimentar desabrigados, pessoas menos favorecidas que vivem nas ruas de Roma. Ele poderia estar em casa, curtindo com a família, descansando, mas sabe que ainda tem forças para ajudar.

O italiano Dino Impagliazzo criou a associação RomAmoR, que hoje tem mais de 300 voluntários, entre jovens e idosos, e até uma uma cozinha própria.

“Tentamos envolver mais e mais pessoas para que Roma se torne uma cidade onde as pessoas possam se amar, sabe?”, disse Impagliazzo em entrevista à Agência Reuters.

O trabalho

Os voluntários embalam e distribuem refeições completas aos sábados, domingos, segundas e terças, “ininterruptamente todos os meses do ano”.

Nos outros três dias da semana, Dino e voluntários saem em busca de doações de ingredientes.

As entregas são feitas em estações ferroviárias da cidade e em praças ao ar livre, incluindo a Praça de São Pedro, local onde o Papa Francisco também abriu instalações médicas e de banho para os desabrigados.

Roupas, calçados e materiais de higiene pessoal também são distribuídos quando eles recebem doações.

História

Tudo começou há 15 anos quando Dino encontrou um sem-teto que lhe pediu dinheiro para comer.

Depois daquele dia, o idoso decidiu dedicar os seus esforços para saciar a fome dos mais necessitados.

Juntamente com outros amigos aposentados, Impagliazzo começou a fazer rondas em feiras e padarias da cidade para arrecadar contribuições que o ajudariam no preparo das refeições.

No início, o grupo de amigos montava sanduíches em casa para distribuir aos desabrigados, depois passou a preparar refeições quentes na cozinha de um convento da cidade.

Só que a iniciativa foi crescendo e se transformou na associação RomAmoR.

Em homenagem ao trabalho inspirador, o nonagenário recebeu do presidente italiano Sergio Mattarella um prêmio honorário, reconhecendo Dino Impagliazzo como um “herói de nossos tempos”.

Com informações da Reuters

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: