Cientistas mapeiam superfície da Lua pela 1ª vez

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas mapeiam superfície da Lua pela 1ª vez
Foto: NASA

Cientistas lançaram um novo mapa oficial para ajudar a explicar a história de 4,5 bilhões de anos da Lua.

Pela primeira vez, toda a superfície lunar foi completamente mapeada por cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) em colaboração com a NASA e o Instituto Planetário Lunar.

O mapa digital já está disponível online e mostra a geologia da lua em detalhes incríveis.

Chamado de “Mapa Geológico Unificado da Lua”, ele servirá como plano definitivo da geologia da superfície da Lua para futuras missões humanas, para a comunidade científica internacional, educadores e o público em geral.

“As pessoas sempre foram fascinadas pela lua e pela possibilidade de voltarmos ao satélite”, disse o atual diretor do USGS e ex-astronauta da NASA Jim Reilly. 

“Então, é maravilhoso ver o USGS criar um recurso que pode ajudar a NASA no planejamento para futuras missões”.

Como

Para criar o novo mapa digital, os cientistas usaram informações de seis mapas regionais da era Apollo, além de informações atualizadas de recentes missões de satélite à Lua. 

Os mapas históricos existentes foram redesenhados para alinhá-los com conjuntos de dados modernos, preservando observações e interpretações anteriores.

Juntamente com a fusão de dados novos e antigos, os pesquisadores do USGS também desenvolveram uma descrição unificada da estratigrafia, ou camadas de rochas, da Lua. 

Isso resolveu problemas de mapas anteriores, quando nomes de pedras, descrições e idades eram inconsistentes.

“Este mapa é o começo de um projeto de décadas”, disse Corey Fortezzo, geólogo e principal autor do USGS. 

“Ele fornece informações vitais para novos estudos científicos, conectando a exploração de locais específicos na Lua com o resto da superfície lunar.”

Os dados de elevação da região equatorial da lua vieram de observações coletadas pela Terrain Camera na recente missão SELENE – Selenological and Engineering Explorer – liderada pela JAXA, Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. 

A topografia para os pólos norte e sul foi complementada com os dados do altímetro à laser Lunar Orbiter da NASA.

Veja:

Youtube tumbnail video


Com informações do GNN