Mais rápido, mais leve e mais seguro: SóNotíciaBoa está de cara nova

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Mais rápido, mais leve e mais seguro: SóNotíciaBoa está de cara nova
Novo layout do SNB no laptop - Foto: SNB

O seu portal de notícia boa está 5 vezes mais rápido pra carregar, 80% mais leve – pra economizar dados do seu pacote de internet – e mais seguro pra você navegar.

Todas essas novidades estrearam nesta quarta, 6, junto com o novo layout responsivo (se adapta automaticamente a telas de computador, laptop, smartphones e tablets) do SoNoticiaBoa.com.br, depois da fase de testes no ultimo fim de semana.

Além da cara nova, o portal ganhou um servidor mais robusto e moderno para armazenar as mais de 15 mil notícias boas que estão no arquivo do site, nesses quase 9 anos no ar.

O desenvolvedor Pedro Sampaio, da agência 7 Pontos, explicou que a mudança fez o novo site “emagrecer”.

“Ele está esta com 20% do tamanho do anterior, ou seja, 80% menor, apesar de manter todo o histórico das matérias, vídeos e fotos, sem perder a definição”, revelou.

Tudo isso graças às novas tecnologias que foram implementadas por ele.

Mais rápido

Pedro também informou que o SóNotíciaBoa está 5 vezes mais rápido quando o leitor acessa a home, que é a página principal do portal. E de 3 a 4 vezes mais rápido na hora de acessar as páginas das notícias.

Ele vai perceber a rapidez depois da segunda vez que acessar o novo site por causa do armazenamento automático de dados, no smartphone e no computador.

“No meu computador a página está entrando em 1 segundo”, comemorou Rodrigo Barreto, sócio da agência 7 Pontos, parceira do SóNotíciaBoa há 5 anos.

Segurança

Rapidez para acessar e mais segurança para navegar.

O T.I. do SóNotíciaBoa, Bruno Medeiros, especialista em segurança de rede, garante que além de mais robusto, o SNB ficou mais seguro com a mudança do conteúdo para um novo servidor.

Mas o assunto é sigiloso e não vamos nos alongar aqui.

Leveza

O 1º portal de informação positiva do Brasil agora está mais leve no acesso e também na aparência.

O novo layout do SóNotíciaBoa, criado pela webdesigner Rafaela Dias, da 7 Pontos, apostou em “uma página mais suave, como pede um portal que dá notícia boa”, disse a Rafa.

O uso de manchetes com fotos e outras apenas com texto foi implantado “para dar movimento para a página e estimular o leitor”, explicou Rafa.

Tem novidade também no novo sistema de busca e nos 3 tracinhos, no alto da página, para acessar as editorias do site.

O sistema, mais moderno e personalizado estreou primeiro no mobile (smartphones) e agora vai também para a página acessada em computadores e laptops.

Podcast

O novo formato tem um espaço exclusivo para os podcasts do SóNotíciaBoa, que agora você pode ouvir na plataforma que você desejar. O espaço fica ao lado da editoria Boas Ações, logo após a nova faixa de Vídeos do portal.

Para ouvir os episódios, basta clicar nos ícones do Spotify, da Apple Podcasts, ou do Google Podcasts que o link te manda direito para ouvir as melhores noticias boas da semana na sua plataforma preferida.

“Os episódios não ficam mais armazenados no site, como antes. Agora eles ficam direto nas plataformas, o que requer menos espaço do servidor e dá mais liberdade para o leitor escolher onde prefere ouvir os nossos podcasts”, lembrou o desenvolvedor Pedro Sampaio.

Você na Pauta

Outra novidade é o novo espaço criado para você mandar a sua noticia boa pra gente: o “Você na Pauta do SNB”.

O espaço – que fica logo no começo da página, do lado direito da home – está mais moderno, intuitivo e vai a aumentar participação do leitor na produção do site.

“O leitor quer ver no SóNotíciaBoa aquela notícia boa que aconteceu na cidade dele e não sai na mídia nacional. Agora ele vai poder mandar pra gente no canal “Você na Pauta do SNB”. Esse espaço vai aproximar a equipe que faz o portal dos nossos seguidores e aumentar a nossa produção de conteúdo nacional”, diz Andréa Fassina, diretora de conteúdo do SNB, que agradeceu:

“Gostamos muito do novo formato. O trabalho do Bruno, da Rafa, do Pedro, e da equipe da 7 Pontos é um exemplo de que, além dos leitores, as pessoas que fazem a parte técnica e tecnológica do SóNotíciaBoa também são apaixonadas pelo portal”, disse Andréa

Mais novidades

Ainda como parte das comemorações do aniversário de 9 anos do SóNotíciaBoa, em agosto próximo, lançamos no mês passado a terceira edição do nosso telejornal de notícia boa.

É o Jornal SóNotíciaBoa, um programa semanal com as melhores notícias boas e os vídeos mais vistos da semana no nosso portal.

Os novos episódios são lançados todo sábado no Canal SóNotíciaBoa no Youtube, dia em que as pessoas têm mais tempo pra parar e assistir nosso conteúdo com calma.

Ah, e a gente já adianta aqui: vai ter uma supernovidade na próxima edição do Jornal SoNoticiaBoa… aguarde!

Veja como ficou o layout da página em smartphones:

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa