Havaí e Montana não registram novos casos de covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Havaí e Montana não registram novos casos de covid
Honolulu Foto: Pixabay

Dois estados norte-americanos não registram novos casos de covid desde o dia 8 de maio: as ilhas do Havaí e Montana.

É a primeira vez em dois meses que isso acontece nos EUA.

Por isso, a partir do dia 18 maio, o comércio de baixo risco será reaberto.

A diretora de serviços comunitários de Honolulu, Pamela Witty-Oakland, diz que a capital está trabalhando com grupos sem fins lucrativos como Aloha United Way, Helping Hands Hawaiʻi e o Council for Native Hawaiian Advanceement para fornecer apoio financeiro às comunidades mais vulneráveis.

O efeito da COVID-19 no estado de Montana foi tão limitado que, em 7 de maio, as escolas tiveram a opção de retomar as operações normais.

Países rumo à infecção zero

Em todo o mundo, alguns países estão vendo o número de novos casos de COVID-19 cair para um dígito na última semana. 

Quatro lugares – incluindo uma cidade enorme como Hong Kong, que foi afetada pela pandemia – estão comemorando que zeraram os casos novos.

Uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, Hong Kong, passou 22 dias sem o vírus recircular. 

O último novo caso foi relatado em 20 de abril.

Outra nação que teve missão cumprida contra o COVID-19 é a Nova Zelândia, que encerrou procedimentos rigorosos de bloqueio há menos de uma semana e está desde a segunda-feira passada sem novos casos do vírus.

Chegando em meados de março, o coronavírus foi responsável por 20 mortes no país insular do Pacífico e, embora as restrições ao bloqueio sejam atenuadas, muitos restaurantes permanecem fechados e o distanciamento social ainda é incentivado.

A diretora geral de saúde, Ashley Bloomfield, diz que o marco de novos casos não é motivo de comemoração e é “simbólico o esforço que todos fizeram”.

Médicos alertam que as pessoas devem manter a guarda porque trilhas, restaurantes, praias e parques estão abrindo com menos restrições.

Com informações do GNN