A França conseguiu! A pandemia está “controlada” no país

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para A França conseguiu! A pandemia está “controlada” no país
Palácio de Versalhes reaberto - Foto: AFP / Philippe Lopez

A França deu ao mundo a notícia boa que todos os países esperam conseguir em breve: A pandemia do novo coronavírus está “controlada” em território francês.

A declaração foi dada nesta sexta, 5, quando o país também anunciou a reabertura do Palácio de Versalhes, fechado durante 82 dias pelo lockdown severo comandado pelo governo Macron e seguido pela população.

No dia seguinte, no sábado, a Live do SóNotíciaBoa no Instagram mostrou como está sendo o chamado “desconfinamento” dos franceses e a reabertura de bares e restaurantes com uma entrevista direto de Paris. (vídeo abaixo)

O jornalista Élcio Ramalho – brasileiro que vive na França há 20 anos e trabalha na Rádio França Internacional – estava em um bar na Bastilha e mostrou como está sendo a readaptação ao “novo normal” da população parisiense.

O anúncio

Na França, “o vírus continua circulando em certas regiões (…), mas circula em baixa velocidade”, declarou François Delfraissy, presidente do conselho científico francês que assessora o governo na gestão da pandemia.

Mesmo assim, o país continua em alerta.

O conselho científico publicou uma nova recomendação para que a França se prepare para “quatro cenários prováveis” para os próximos meses: desde uma “epidemia sob controle” até uma “degradação crítica”.

“Achamos que o cenário número um, ou seja, o controle da epidemia, é o mais provável”, disse Delfraissy.

A França registrou 29.065 mortes e 189.441 casos de contágio, de acordo com o balanço da AFP da última quinta e foi um dos países mais afetados pela pandemia na Europa.

No continente, a pandemia mostra sinais de estabilização após lockdown.

Por isso, as medidas de confinamento têm sido flexibilizadas por lá.

Assista à conversa entre os jornalistas Élcio Ramalho e Rinaldo de Oliveira, durante a Live do SóNotíciaBoa no Instagram:

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa