90% dos testados com vacina produziram anticorpos contra covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 90% dos testados com vacina produziram anticorpos contra covid
Foto: Nicolas Asfouri / AFP / Getty Images

Uma pesquisa divulgada pela agência Bloomberg neste fim de semana mostra que mais de 90% das pessoas que receberam doses da vacina do laboratório Sinovac produziram anticorpos contra a covid-19 num intervalo de 14 dias, após a inoculação.

E mais: não foram observados efeitos colaterais que coloquem em risco o prosseguimento dos testes da vacina batizada de Coronavac.

O Sinovac é o mesmo laboratório que fechou parceria com o governo de São Paulo para a terceira fase de testes com 9.000 pessoas, conforme anunciou o governador João Doria na última sexta-feira.

O estado foi escolhido por ainda ter transmissão comunitária ativa do coronavírus. Segundo Doria, se tudo der certo, a vacina poderá ser fabricada no Brasil em parceria com o Instituto Butantã e estar disponível no SUS, Sistema Único de Saúde, em 2021.

O anúncio

O anúncio deste domingo refere-se aos estágios anteriores de testes, as fases 1 e 2, feitos na China.

743 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 59 anos receberam ou doses da vacina, ou doses placebo de comparação.

A vacina do Sinovac usa uma versão atenuada do Coronavírus e está entre as cinco pesquisas chinesas que já atingiram o estágio de testes em humanos.

Outras vacinas

Há outras vacinas promissoras em testes na Europa e nos Estados Unidos, uma delas, a do laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade Oxford.

Ela também será testada no Brasil, graças a uma parceria da Fundação Lemann com o Instituto D’Or.

Outra pesquisa, da Universidade Cambridge com o laboratório Moderna, entrará na fase 3 de testes nos Estados Unidos.

No total, há mais de 130 vacinas contra a covid-19 em teste no mundo, com investimentos somados de 20 bilhões de dólares.

Com informações da Bloomberg e Exame