Prêmio Engenho 2020: sete jurados escolhem jornalistas do ano

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Prêmio Engenho 2020: sete jurados escolhem jornalistas do ano
Kátia Cubel, presidente do Prêmio Engenho - Foto: Filipe Cardoso/Metrópoles

Uma vez por ano jornalistas viram notícia boa em Brasília, em uma grande festa que reúne e premia os profissionais que se destacaram. E neste ano de pandemia, o tradicional Prêmio Engenho de Comunicação foi mantido para valorizar mais uma vez a imprensa, que atua a partir da capital do país.

“Não recebemos inscrições. É uma premiação por indicação, em que os jurados avaliam os trabalhos de maior destaque, conforme as categorias a serem contempladas”, explicou em entrevista ao SóNotíciaBoa a presidente do Prêmio Engenho, jornalista Kátia Cubel.

Veja os nomes dos sete jurados da 17ª edição Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia:

  • a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi;
  • a procuradora-chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT),  Fabiana Barreto;
  • a  jurista Eliziane Carvalho, do Sistema CNA-SENAR;
  • o ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira;
  • o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Mário Velloso;
  • o prof. Bruno Nalon, mestre em comunicação e coordenador do Uniceub;
  • o Conselheiro Vitalício da OAB jurista Marcus Vinícius Furtado Coelho.

Missão

“A missão do júri é analisar o trabalho ofertado à sociedade por jornalistas e veículos de comunicação que produzem informações a partir de Brasília”, conta Kátia, que explica o critério das escolhas:

“O convite aos jurados se baseia em critérios como: ser um legítimo representante de um setor de destaque da sociedade brasileira, ter ficha limpa e reputação ilibada, manter contato constante com jornalistas na condição de fonte de informação, ter apreço e respeito pelos jornalistas e comungar dos cinco pilares do Prêmio Engenho de Comunicação, que são liberdade de expressão, ética, transparência, cidadania e democracia”, afirmou.

“Todos os jurados atuam de forma voluntária, sem contrapartida financeira ou de outra natureza. São personalidades que emprestam seu tempo e, principalmente, sua credibilidade para valorizar a Imprensa brasileira”, disse a presidente do prêmio.

Pandemia

“Mesmo diante de todas as adversidades deste ano, o Prêmio Engenho irá fazer sua parte para valorizar a Imprensa e os jornalistas”, afirmou Kátia Cubel.

A cerimônia de premiação está prevista para novembro.

No ano passado, as categorias da premiação foram: Melhor Coluna, Melhor Site, Melhor Programa de Rádio, Melhor Programa de TV, Melhor Âncora/Apresentador (a) de TV, Veículo Impresso, Cobertura de Brasília, Jornalista do Ano e Homenagens Especiais.

Serviço
17º PRÊMIO ENGENHO DE COMUNICAÇÃO
O Dia em que o Jornalista Vira Notícia
Premiação: Novembro de 2020
www.premioengenho.com.br

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com Prêmio Engenho