Menino acorrentado tem alta médica em Campinas e passa bem

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino acorrentado tem alta médica em Campinas e passa bem
Hospital Mário Gatti, em Campinas - Foto: Reprodução/EPTV

A primeira vitória! O menino de 11 anos, que foi resgatado nu, após ser acorrentado num tonel no último dia 30, recebeu alta médica, após quatro dias internado para tratar o quadro de desnutrição.

O menino estava internado no Hospital Municipal Mário Gatti, em Campinas e, de acordo com os médicos, ele reagiu bem ao tratamento com soro, alimentação gradativa e não corre mais riscos de saúde.

No momento do resgate, ele pesava 27 kg e o ideal para a idade é de 35 kg. Ao ser resgatado, o menino disse aos policiais que estava com fome.

Agora, longe do hospital, a criança vai receber atendimento social e psicológico.

Uma tia dele e o Conselho Tutelar informaram que o menino foi enviado para um abrigo.

O prefeito de Campinas, Dário Saadire, informou que o caso será tratado pela Vara da Infância.

A guarda

A guarda dele ainda não foi definida. Os tios estão querendo ficar com o garoto.

Antes, porém, eles terão de passar por uma avaliação. Outra questão é saber se os tios tinham conhecimento dos maus-tratos que o menino sofria na casa dos pais, no Jardim das Andorinhas, em Campinas, no interior de São Paulo.

O pai, a madrasta e a irmã da criança foram presos preventivamente por determinação da Justiça.

Eles devem responder por tortura e omissão.

Investigação

O Ministério Público de São Paulo instaurou na última segunda-feira, 1º, procedimento para investigar uma eventual falha da rede de proteção nos atendimentos prestados ao menino, que estava em condições de extrema violação de direitos fundamentais.

O caso segue em sigilo para não expor ainda mais a criança.

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Campinas informou que nunca havia recebido denúncia de maus-tratos, ou negligência, referente a essa criança. Por isso, os promotores solicitaram à rede informações sobre todos os atendimentos prestados ao menino no ano de 2020 e aguarda pelo envio dos documentos.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, deu prazo para que as secretarias responsáveis apresentem um relatório completo sobre os atendimentos prestados ao garoto. Além do acompanhamento feito à família pelo Conselho Tutelar há um ano, eles também faziam parte da Rede de Assistência Social do município.

A Polícia Militar de Campinas, que estava visitando e levando carinho para o menino no hospital, está recebendo doações para o garoto.

Policial cortando correntes presas ao menino - Foto: reprodução

Policial cortando correntes presas ao menino no resgate – Foto: reprodução

Com informações do R7 e ACidadeOn