ONG transforma realidade na periferia de São Paulo com sustentabilidade

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para ONG transforma realidade na periferia de São Paulo com sustentabilidade
Voluntários da ONG Mangalô trabalham na periferia de SP - Foto: divulgação

Criar oportunidades acessíveis para as pessoas terem uma melhor qualidade de vida. É isso que a ONG Mangalô vem fazendo na periferia de São Paulo, a maior cidade da América Latina.

A vontade de criar algo que cruzasse a linha entre a utopia e o discurso vazio da vontade de mudar o mundo e as realidades, fez nascer a instituição, baseada em experiências com situações vulneráveis.

“Em 2011, começaram os primeiros passos, com movimentos transformadores em um complexo de comunidades no extremo Leste de São Paulo, capital. Em 2012, tivemos a formalização como instituição realizada. Nosso sonho desde aquele dia é criar oportunidades acessíveis para as pessoas terem uma melhor qualidade de vida”, contou Fernando Prieto Teles, co-fundador e CEO da ONG Mangalô.

“O trabalho que começou da simples vontade de fazer algo concreto, cresceu e vem transformando a vida de milhares de pessoas. O poder do ‘começar’ é indiscutível e extremamente forte”, afirmam Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos.

A ajuda

O grupo levou várias iniciativas, como a Eco Empreiteira, para construir casas ecológicas e substituir barracos de madeira, oferecendo impactos positivos ambiental e socio-habitacional.

Outra inovação: levou até os moradores uma agência especializada em oferecer soluções de desenvolvimento humano como empatia, integração, sinergia, senso de unidade, desenvolvimento de liderança, tudo com ações personalizadas de impacto social.

São anos focados no desenvolvimento de iniciativas empreendedoras e negócios sociais, acreditando no potencial das pessoas que vivem em favelas e periferias e, com isso, desenvolvendo programas, projetos e negócios nas áreas da educação, habitação, voluntariado empresarial e sustentabilidade.

As oportunidades têm sido criadas para oferecer transformação e uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Trabalho em rede

O trabalho de rede é o que faz tudo acontecer. Ele movimenta o setor e agrega valor real na vida dos beneficiados dos projetos.

E o envolvimento da comunidade é essencial. O trabalho voluntário é o que garante resultados.

“Somar com a nossa iniciativa é simples, basta querer! A nossa força transformadora é através do envolvimento de pessoas voluntárias. Com isso, queremos contribuir com o desenvolvimento de uma cultura de pessoas engajadas em soluções sociais”, concluiu Fernando.

Saiba mais sobre o projeto no site, no Instagram e no Facebook da ONG

Voluntários da ONG Mangalô trabalham na periferia de SP - Foto: divulgação

Voluntários da ONG Mangalô trabalham na periferia de SP – Foto: divulgação

Voluntários da ONG Mangalô - Foto: divulgação

Voluntários da ONG Mangalô – Foto: divulgação

Com informações dos Caçadores de Bons Exemplos