Cartinhas carinhosas alegram idosos isolados na pandemia

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Cartinhas carinhosas alegram idosos isolados na pandemia
As cartinhas são levadas por voluntários para idosos em asilo - Foto: reprodução Instagram

Já imaginou a alegria de idosos isolados nesta pandemia ao receberem cartinhas com palavras de acolhimento e carinho? É isso que têm feito voluntários do Projeto Bem-Vividos, em São Luís, no Maranhão.

Eles já faziam visitas antes da pandemia, mas com o isolamento, tiveram que encontrar uma maneira de se manter mais perto dos idosos, além de levar roupas, comidas e outras doações.

“O projeto já existe há três anos, mas a pandemia afetou nossos trabalhos. Então veio a ideia das cartas, da diretora do Lar Bela Vida. Eu entrei em contato com ela para saber se os idosos já estavam recebendo visitas, ela disse que ainda não, mas que nós podíamos enviar cartas para eles”, conta a coordenadora do projeto, Ariana Gomes.

Carinho da população

A ideia ganhou o coração de várias pessoas na capital maranhense. Agora, além dos próprios voluntários, outras pessoas também entregam cartinhas repleta de afeto, para serem distribuídas.

“As pessoas podem enviar as cartas por e-mail, e nós imprimimos. Agora, caso queiram mandar algum mimo para o idoso, nós damos um jeito de ir buscar, ou facilitamos um encontro para receber. Eles precisam e merecem”, explica Ariana.

No último mês, o projeto levou cartinhas e presentes para o ‘Lar Bela Vida’, asilo localizado na Chácara Brasil. Ao todo foram arrecadados 15 presentes e 35 cartas.

O próximo será o Asilo de Mendicidade, no Jardim São Francisco, e o grupo já pede o apoio da população.

Acolhimento aos idosos

Socorro Serra, terapeuta ocupacional do Asilo de Mendicidade, lembra que os idosos precisam do carinho de quem está de fora e, por isso, as cartas são tão importantes.

“A importância deles receberem esse carinho é se sentirem amados, vistos de alguma forma. Eles estão ‘guardados’ desde o começo da pandemia, então a falta de visitas tem afetado eles de alguma forma”, explica a profissional.

Socorro ainda complementa que as cartinhas “estão servindo para aproximar os idosos do mundo lá fora”.

“Não vemos a hora de que as visitas voltem, que a gente volte à rotina, deles receberem grupos e se sentindo acolhidos”, declara.

O Projeto Bem-Vividos realiza todos os trabalhos de forma voluntária e gratuita.

Para mandar algum presente, ou uma cartinha, envie o texto para o e-mail projeto.bemvividos@hotmail.com.

Se preferir, também pode entrar em contato pelo Instagram @projeto.bem_vividos.

https://www.instagram.com/p/CRwRrlnnBt2/

Voluntária abraça idosa em asilo - Foto: reprodução Instagram

Voluntária abraça idosa em asilo – Foto: reprodução Instagram

.

Voluntário entrega carta a idoso - Foto: reprodução Instagram

Voluntário entrega carta a idoso – Foto: reprodução Instagram

Com informações do Instagram