Noiva troca festa de casamento por construção de escola na África

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Noiva troca festa de casamento por construção de escola na África
O casal trocou todos os custos e presentes da festa de casamento por doações para a construção da escola na África - Foto: reprodução YouTube

Buffet, decoração, convidados, cerimônia e recepção. O custo de cada detalhe da festa de casamento da gerente comercial Taina Pessoa e do noivo Renato Marques, de Fortaleza, no Ceará, foi trocado por um propósito muito maior: levar uma escola para crianças em Matuba, aldeia moçambicana onde eles participaram durante sete dias de uma missão humanitária no início de 2020.

O cenário de vulnerabilidade do local fez o casal abrir mão do “sonho de uma vida” para que outro plano pudesse chegar.

“Aqui no Brasil a gente vê pobreza, situações difíceis, mas lá na África é uma miséria ao extremo, principalmente nas aldeias onde a gente passou. Já voltamos com a ideia de não fazer casamento e sim algo para deixar um legado. Assim surgiu a ideia de construir a escola”, explica Taina.

Para que o projeto se tornasse real, além das economias da festa, o casal ainda lançou uma vaquinha para arrecadar o necessário para concluir a construção. A notícia boa dada por Taina é que 73% desse valor foi arrecadado.

O sonho

A ideia da escola surgiu durante as férias do casal, em 2020. Eles aproveitaram os dias de folga e embarcaram em uma ação humanitária da ONG Fraternidade sem Fronteiras.

Conhecendo a realidade de aproximadamente 300 crianças de Matuba, Taina e Sergio voltaram para o Brasil com a meta de arrecadar R$ 220 mil para a construção da escola.

“Aquele cenário de miséria absoluta mudou totalmente nosso conceito de celebração. Nossos corações certamente não ficariam mais tão felizes com uma festa de casamento quando nossa consciência nos mostra que poderíamos estar contribuindo com o destino de milhares de crianças”, escreveu o casal no site do projeto.

Meta quase concluída

Taina e Sergio abriram uma vaquinha e, além da doação em dinheiro, as pessoas interessadas podem entregar itens específicos, como quadro, carteiras escolares, latas de tinta, tijolos e itens para o refeitório.

A expectativa é que em até um ano e meio a escola seja inaugurada com seis salas de aula, um refeitório, uma área de lazer e um campo de futebol.

A execução do projeto e a gestão da escola serão realizadas pela FSF.

“A gente quer que todo mundo que ajudou, todo mundo que doou e vem participando, vá para África junto com a gente para a inauguração dessa escola. E a gente quer fazer uma festa de casamento com eles e aquela celebração bonita deles”, diz Taina.

Para ajudar na arrecadação e conhecer mais do casal, você pode acessar este link.

Youtube tumbnail video

Taina e Sergio - Foto: reprodução YouTube

Taina e Sergio – Foto: reprodução YouTube

Com informações de Diário do Nordeste