Projeto de rede de cosméticos ajuda a combater evasão escolar

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Projeto de rede de cosméticos ajuda a combater evasão escolar
Líder de Negócios Luana Alkmin e consultoras no projeto que ajuda combater a evasão escolar - Foto / arquivo pessoal

Olha que ideia legal para combater a evasão escolar. A campanha “Volta Pra Escola”, do Instituto Natura, está sensibilizando consultoras de vendas, seus familiares e clientes sobre o papel social da escola e a importância de fazer as crianças retornarem às aulas presenciais.

Além das melhorias propostas para as escolas parceiras, as consultoras são beneficiadas com descontos em cursos de idiomas, graduações, pós-graduações em instituições de ensino que apoiam o projeto.

Neste ano, a venda de uma das linhas de produtos da empresa de cosméticos será revertida em benfeitorias nas escolas com objetivo de facilitar o acesso dos colaboradores à educação.

A autoestima de uma população está além do cuidado com o rosto e o corpo, onde investimentos na educação recuperam e salvam vidas, mesmo em um país com alto índice de evasão escolar.

Escolas mais bonitas

Uma das consultoras que já sentiram os benefícios do projeto na pele foi a Líder de Negócios e professora de Geografia Luana Alkmim, de 37 anos.

“A escola que meu filho estudava foi uma das beneficiadas pelo projeto. Os espaços de convívio comum, de alimentação, o parquinho onde as crianças brincavam foram reformados”, detalha a consultora.

Mãe de dois filhos, Luana reconhece a importância do retorno das aulas presenciais como forma de frear a evasão escolar. Considera importante conscientizar crianças, adolescentes e as famílias sobre os cuidados que ainda precisam ser tomados.

“Por mais que se tenha medo do contágio, com as vacinas, podemos começar a pensar em retornar as aulas presenciais. Minha filha mais velha já tomou a vacina mas, ainda assim, a gente sabe que corre riscos. Então, eu a oriento a usar álcool em gel, sempre estar de máscara, não trocar objetos pessoais com os colegas, manter o distanciamento social. E isso é benéfico para todos”, destaca.

Manter as crianças e os adolescentes inseridos na educação proporciona uma perspectiva de futuro. Afinal, através dos estudos é possível sonhar com uma vida melhor e formar adultos mais conscientes.

“É hora de voltarmos a sonhar novamente e isso só é possível com a educação. Ela faz toda diferença na vida do ser humano. Não importa de onde ele vem, o que importa é o que ele pode fazer se tiver o poder da educação. É como se fosse uma corrente que influencia positivamente a vida de quem te cerca.”, conclui Luana.

Volta pra Escola

Desde 1995, os produtos de Natura Crer Para Ver têm o lucro integralmente revertido ao apoio da educação pública, por meio da alfabetização de crianças de até sete anos de idade e do ensino médio em tempo integral para jovens, e do desenvolvimento integral das Consultoras de Beleza Natura por meio da educação.

A campanha conta com um site que oferece uma jornada de reflexão, com dados e informações de conscientização sobre como combater a evasão escolar, além de uma série de vídeos com histórias inspiradoras de consultoras de vendas que reconhecem o valor da educação.

No site é possível se cadastrar e apoiar a campanha.

Evasão escolar no Brasil

A evasão escolar é um problema que já existia no Brasil mas que, com a pandemia do novo coronavírus, se intensificou. O isolamento social fez com que crianças e adolescentes afetados com a desigualdade social e que não tinham acesso à educação a distância abandonassem os estudos.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que a evasão escolar no Brasil atinge 5 milhões de estudantes. Durante a pandemia, esse número teve uma crescente, sendo 5% entre os alunos do ensino fundamental e 10% no ensino médio.

Quatro em cada dez estudantes da rede pública correm o risco de abandonar a escola. As estatísticas só reforçam a falta de promoção de campanhas para uma educação igualitária.

As causas são variadas e vão, desde a falta de acesso aos aportes tecnológicos necessários para as aulas on-line, ao não acompanhamento de um responsável no auxílio das lições e atividades de casa. Mesmo com o ensino remoto e com toda vontade de manter a rotina da comunidade acadêmica – educadores, alunos e pais – a defasagem é grande e todos precisarão correr atrás do tempo perdido.

E nós não podemos assistir a tudo isso de braços cruzados, por isso uma iniciativa como esta, Instituto Natura, é tão bem vinda!

Consultora Luana Alkmin, do projeto que ajuda a combater a evasão escolar e seus filhos Lunna Rosário e Kaio Davi - Foto arquivo pessoal

Consultora Luana Alkmin, do projeto que ajuda a combater a evasão escolar e seus filhos Lunna Rosário e Kaio Davi – Foto arquivo pessoal

Com informações da Agência Educa Mais Brasil