Fábrica mais moderna do mundo da Fiat Chrysler fica no NE do Brasil: vídeo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Fábrica mais moderna do mundo da Fiat Chrysler fica no NE do Brasil: vídeo
Polo Automotivo Jeep

O Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco, é a fábrica mais moderna e sustentável do mundo da FCA, Fiat Chrysler Automóveis – empresa constituída a partir da fusão global entre a Fiat e a Chrysler em outubro de 2014.

A convite do grupo, o SóNotíciaBoa foi conhecer a estrutura inaugurada em 2015, que ocupa hoje uma área de 11 milhões de m2, onde antes havia uma imensa plantação de cana-de-açúcar.

O Polo abriu um grande mercado de trabalho quase na divisa de Pernambuco com a Paraíba e emprega 13.600 funcionários da montadora e de indústrias também instaladas no local – que fornecem peças para a produção dos automóveis Jeep Renegade, Jeep Compass e Toro. (conheça a fábrica por dentro no vídeo abaixo)

O Polo, que “já nasceu sustentável”, de acordo com o engenheiro ambiental da FCA Diego Marques, produz mil carros por dia

Meio ambiente

Foco na produção moderna e na proteção ao meio ambiente.

O Polo tem estação de tratamento de efluentes e reaproveita de 99% da água usada na pintura – com tintas à base de água, sem solvente.

Tem selo de aterro zero por reutilizar, reciclar e recuperar resíduos, com o senso de 5 “Rs”:

  • Recusar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar e
  • Reaproveitar resíduos.

Conta também com programas que reduzem a emissão de poluentes na produção de veículos e o consumo de energia elétrica.

“Teve redução de 45% no consumo de energia elétrica por veículo produzido em 2018, em comparação com 2016. Teve redução de 16% das e emissões de CO2 no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018″, disse engenheiro ambiental Diego Marques.

Ele explica que o Polo ainda faz o reflorestamento da área, a partir de um viveiro de mudas nativas construído dentro do complexo, com capacidade para produzir 88 mil mudas da mata atlântica por ano.

Com um delas foi plantada esta semana a árvore de número 100 mil.

No total, o entorno do Polo tem 295 espécies de árvores plantadas por funcionários da montadora e por estudantes da região, os futuros funcionários da fábrica. Por isso há investimento também em educação.

Tecnologia

Mas não é só o verde. A tecnologia também impressiona.

Todo o trabalho pesado da fábrica é feito por robôs, alguns deles gigantes.

Tem também os pequenos que passeiam sozinhos, automaticamente, de um lado para outro do complexo, puxando carrinhos com peças que serão usadas por humanos na montagem dos veículos.

Aos funcionários contratados cabe fiscalizar as máquinas e fazer serviços pontuais.

Outro ponto que chama a atenção é a limpeza no local.

O chão brilha em todos os corredores e os uniformes dos funcionários, em tons de branco e cinza, permanecem limpos e claros quando o turno de trabalho termina.

Fizemos um circuito dentro do Polo Automotivo Jeep.

Veja como foi:

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – enviado a Goiana/PE a convite da FCA

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook,TwitterInstagram e Youtube