Só Notícia Boa
 
Mundo

Obama defende direitos gays: reunião no Quênia

- Por Bruno M.

Foto: Thomas Mukoya/Reuters
Mais uma ofensiva do presidente dos Estados Unidos pelo respeito aos homossexuais.
Desta vez Barack Obama no Quênia – país onde é ilegal a homossexualidade, com 14 anos e prisão – direitos iguais aos homossexuais.
Obama comparou com os direitos dos afroamericanos em seu país e com a homofobia nos EUA.
Ele afirmou também que é errado que os cidadãos cumpridores da lei tratem de forma diferente quem eles amam, por causa de uma lei.

O presidente dos EUA disse neste sábado, 25, que tem sido insistente em pressionar o problema quando ele se encontra com líderes africanos e que é “dolorosamente consciente” do que acontece quando um governo trata algumas pessoas de forma diferente.

Obama foi questionado sobre os direitos aos homossexuais durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente do país, Uhuru Kenyatta.Enfrentamento
Políticos quenianos tinham advertido Obama a não trazer o tema sobre direitos aos homossexuais durante sua visita ao país.

Em resposta, o presidente do Quênia disse que esta não é uma questão para o seu país “e que o direito dos homossexuais não é o problema mais importante aos quenianos”.

O vice-presidente queniano, William Ruto, disse em maio que “não há espaço” para gays no Quênia.

Obama, por sua vez, recentemente saudou uma decisão da Suprema Corte dos EUA que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo em solo norte-americano.

US$ 1 bilhão
Barack Obama elogiou a África como uma das regiões de mais rápido crescimento do mundo e anunciou mais de US$ 1 bilhão em compromissos, de empresas governamentais e privadas, para promover o empreendedorismo global.

Metade do dinheiro será usada para apoiar os empreendedores jovens e mulheres.
O financiamento virá de bancos, fundações filantrópicas e do governo dos EUA.

O presidente dos EUA citou suas próprias raízes familiares no Quênia ao afirmar que jovens africanos “podem desbloquear soluções para os desafios globais que enfrentamos”.

“Obviamente, isso é muito pessoal para mim. Há uma razão pelo meu nome ser Barack Hussein Obama. Meu pai veio daqui”, disse Obama. “Eu quis vir até aqui porque a África está em movimento”, acrescentou.

Com informações da Reuters/Estadão/BrasilPost

Sair do modo AMP