Só Notícia Boa
 
Mundo

País não tem mais moradores de rua: como conseguiu?

- Por Só Notícia Boa
Finlândia - Foto: AFP

É possível resolver o problema dos moradores de rua (ou em situação de rua) sem truculência e sem “escondê-los em baixo do tapete”.

A Finlândia fez isso e dá exemplo ao mundo. Em 2015  7 mil pessoas estavam em situação de vulnerabilidade por falta de um lar permanente.

Hoje é o único país da Europa que não tem gente dormindo nas ruas porque usou uma estratégia que dá apoio integral aos sem-teto… e de forma generosa.

Ao contrário dos vizinhos, que oferecem moradias temporárias e condicionais aos moradores de rua, a Finlândia dá a eles habitações permanentes, sem impor condições.

Concede ainda assistência social para ajudá-los a colocar a vida nos eixos, lidando com questões como vício em drogas e desemprego.

“Começamos concedendo a eles um apartamento com um contrato que lhes dá os mesmos direitos que qualquer inquilino. E, se eles precisam de mais apoio, também é oferecido”, disse à BBC Juha Kaakinen, gerente da Fundação Y.

Essa fundação oferece 16.300 moradias a sem-teto na Finlândia.

Custos

A fundação diz que conceder habitação permanente é mais eficaz do que abrigos temporários, usados em outros países, porque são computados todos os custos sociais que este programa ajuda a evitar.

“Muitos desabrigados não precisam de ajuda extra. Mas é importante que, se for necessário, eles possam obter”, acrescenta.

Segundo Kaakinen, há muitas razões que levam uma pessoa a acabar vivendo nas ruas.

“Uma delas é a falta de habitação a preços acessíveis, outras são razões econômicas, divórcio e muitos outros fatores, a que estão sujeitos os seres humanos”, diz.

O executivo explica que a intervenção para ajudá-los deve acontecer o mais cedo possível.

“Se você permanecer nesse estado por muito tempo, é provável que apareçam novos problemas. Por isso, é importante atacar a questão o mais rápido possível”.

Mas pensa que eles estão satisfeitos?

“Enquanto houver uma única pessoa sem teto no país, será muito”, conclui Juha Kaakinen.

Com informações da BBC

Sair do modo AMP