Só Notícia Boa
 
Educação

20 jovens brasileiros ganham bolsas do governo dos EUA

- Por Só Notícia Boa
Foto: YLAI||||

Saíram os nomes dos 20 jovens brasileiros selecionados para o Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) de 2017.

Eles vão para os EUA para ampliar seus planos de negócios e empreendimentos sociais, aprender com seus pares americanos e compartilhar as melhores práticas.

O prêmio foi dado pelo governo norte-americano depois de uma grande seleção entre de empreendedores talentosos do mundo inteiro.

No Brasil, os 3 mil inscritos neste ano são de 11 estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Eles são de áreas como: educação, empoderamento feminino, empregabilidade, serviço público, nutrição, segurança alimentar, meio ambiente, comunicação, gerenciamento, desenvolvimento pessoal de presidiários, marketing digital, turismo, soluções financeiras sustentáveis e projetos habitacionais para a população de baixa renda.

Os escolhidos

Veja alguns dos 20 vencedores:

Stephanie Hong – a advogada de São Paulo é co-fundadora do Garatea, que visa a combater a ineficiência dos serviços públicos de emergência empoderando as comunidades com treinamento de primeiros socorros e certificação. Ao alertar voluntários qualificados em primeiros socorros por meio de um aplicativo, as vítimas podem ser socorridas antes da chegada das ambulâncias, mesmo em comunidades remotas.

Gabriel Marmentini
Formado em Administração Pública o catarinense é co-fundador e COO da Politize!, plataforma da Web projetada para fortalecer a cultura democrática do Brasil oferecendo educação simples, gratuita e apartidária para todos.

Jordana Mendonça
Jordana é juíza assistente em Goiás e fundadora e presidente da ComAmor, organização sem fins lucrativos no Brasil que instala hortas comunitárias para reduzir a insegurança alimentar, promover a consciência ambiental e nutricional, conectar pessoas e gerar renda.

Lygia Pontes
Formada em Relações Públicas em São Paulo, Lygia é fundadora e CEO da Lygia Pontes Consultoria, no Brasil, que fornece consultoria sobre comportamento no local de trabalho, comunicação, e administração. Seu objetivo é treinar empregados de todos os níveis sobre como promover um ambiente de trabalho positivo.

Veja a lista completa dos vencedores aqui.

O programa

Lançada em 2016, a Ylai fornece 250 bolsas de estudo anualmente.

O programa tem cinco semanas e vai levar jovens líderes de 36 países da América Latina e Caribe para os EUA.

Primeiro eles vão participar de uma conferência em Atlanta, Geórgia, e depois seguem para um programa de quatro semanas em empresas anfitriãs, que vão orientar e supervisionar os bolsistas em cursos de empreendedorismo.

O programa termina com uma reunião de cúpula na área de capacitação de lideranças e desenvolvimento de conhecimentos específicos em Washington, D.C.

A ideia é que eles voltem com uma bagagem maior e uma rede de contatos mais extensa para fortalecer os laços de negócios entre Brasil e EUA.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que a ideia é “levar ainda mais da nossa cultura empresarial de empreendedorismo e inovação a toda a América Latina, de modo que a prosperidade da América Latina e a nossa prosperidade continuem a crescer juntas”.

Outras informações sobre o YLAI no site do programa.

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa

Sair do modo AMP