Só Notícia Boa
 
Saúde

Terapia com estimulação elétrica faz homem voltar a andar

- Por Só Notícia Boa
Foto: Divulgação/University of Helsinki

Uma terapia inovadora que une estimulação elétrica e magnética conseguiu fazer com que um paciente paraplégico voltasse a andar.

Ela foi desenvolvida por cientistas do Laboratório BioMag, vinculado à Universidade de Helsinque e a outras instituições na Finlândia.

No estudo, publicado no último dia 13 de agosto, no periódico Spinal Cord Series and Cases, mostrou que a combinação das técnicas pode retomar a capacidade de andar de pacientes com paraplegia incompleta, e que as funções motoras e sensitivas ainda estão preservadas.

“A terapia de estimulação já havia sido apontada como um potencial tratamento para lesões na medula espinhal. Essas descobertas [do novo estudo] nos incentivam a continuar investigando estimulações associativas pareadas”, disse a neurocientista Anastasia Shulga, médica da Universidade de Helsinque e líder da investigação, em comunicado.

Paciente voltou a andar

Na pesquisa, a técnica foi testada em um homem de 47 anos, cujos membros inferiores estavam parcialmente paralisados devido a uma lesão na medula espinhal.

Um ano após o acidente, a perna direita dele já havia se recuperado quase que totalmente, de forma espontânea, mas a esquerda não. Com isso, ele não conseguia caminhar nem ficar em pé sem algum suporte.

Durante três meses, o homem recebeu um primeiro tratamento de estimulação na perna esquerda. E acabou dando certo.

Ele conseguiu ficar em pé por 1,5 minuto e dar 13 passos com o apoio de barras paralelas.

Quando a lesão completou dois anos, a terapia foi aplicada novamente.

Ele caminhou a uma velocidade 2,4 vezes mais rápida do que na primeira etapa do estudo. Além disso, a perna esquerda recuperou consideravelmente sua força e as funções motoras do paciente melhoraram de maneira notável.

Nenhum efeito adverso foi observado.

Terapias existentes

Hoje, o único método utilizado para restaurar as funcionalidades de pessoas com esse tipo de lesão é uma cirurgia para estabilizar a coluna.

Mas ela só é indicada em casos específicos e ainda demanda um intenso trabalho de reabilitação.

Com a terapia, que combina duas estimulações, Shulga e sua equipe já conseguiram melhorar as habilidades motoras de quase 20 pacientes com paraplegia incompleta em membros superiores ou inferiores.

Com informações da Galileu Spinal Cord Series and Cases

Sair do modo AMP