Só Notícia Boa
 
Brasil

Empresária enfrenta medo de bike e aprende a pedalar aos 40: vídeo

- Por Só Notícia Boa
Vanessa aprende a andar de bike - Foto: Instagram

A gente tem que enfrentar o medo com atitude e a empresária Vanessa Rainho fez isso! Ela decidiu espantar os fantasmas e aprender a andar de bicicleta aos 40 anos.

Formada em Recursos Humanos, até hoje ela não sabe explicar de onde veio tanto medo de pedalar.

“Pode ser de outra vida. Nunca cai, nunca tentei, mas eu achava impossível, que nunca ia saber andar [de bike]. E era um medo que ultrapassava os limites”, contou Vanessa em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Até o dia em que ela decidiu enfrentar esse pânico e fez uma busca no Google.

“Eu coloquei no Google “como aprender a andar de bicicleta depois de velha*” e foi aí que descobri uma escola, um projeto idealizado por uma ciclista que aprendeu a andar de bike depois dos 49 anos e descobriu que tem muito adulto com a mesma dificuldade”, lembrou.

Viagem

Só que a escola @ciclofemini funciona em São Paulo e Vanessa hoje mora em Santos, onde abriu há 4 anos uma empresa que trabalha na área artística.

Decidida a enfrentar o medo, ela subiu a serra, foi fazer a primeira aula e postou o vídeo no Instagram. (assista abaixo)

“Eu não tenho pretensão alguma. Se eu conseguir tocar alguém e essa pessoa mudar a vida dela, dar um incentivo, eu vou ficar muito feliz”, revelou.

Depressão

Para Vanessa, vencer o medo da bike tem outro significado também.

“Eu tô passado por um processo de tratamento de depressão. A bike era um tabu tão grande pra mim e a depressão também foi – porque sempre fui uma pessoa muito preconceituosa em relação à mente. Eu achava que a gente podia dominar qualquer coisa da mente. Eu achava que depressão era frescura, que a pessoa não tinha o que fazer e eu não acreditava nessa doença, até que eu fui atingida por ela”, contou.

Como ela vem superando?

“Uma das coisas que me ajudaram foi a atividade física. Foi aprender a não ter mais vergonha dos meus medos, nem preconceito deles”.

O próximo passo foi quebrar as barreiras.

“Se eu não conseguisse enfrentar isso [pedalar], talvez não conseguira enfrentar a depressão. Isso fez com que eu pudesse ultrapassar barreiras e se eu conseguir andar de bicleta, vou conseguir vencer tudo, esse momento que estamos passando [pandemia], meus medos, recomeçar…  E independentemente da sua idade, você tem que recomeçar”, afirmou.

O medo

Vanessa fez cinco aulas até agora e confessa que o medo de andar de bike sozinha ainda não passou totalmente.

“Não consigo andar sozinha ainda, tenho muita dificuldade ainda, mas não vou desistir. O medo ainda existe. Ainda me bate um desespero. Eu tentei neste fim de semana sair sozinha, mas não consegui… [Mas] Vou fazer [aulas] até sair nessa orla aqui sozinha pedalando!”, prometeu.

*Vanessa, você está longe de “estar velha”, viu? Parabéns pela coragem e pela atitude!

Assista ao vídeo:

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Sair do modo AMP