Só Notícia Boa
 
Mundo

Carta de herói do Titanic, de 1912, será leiloada

- Por Só Notícia Boa
Foto: Henry Aldridge and Son

Uma carta escrita há mais de 100 anos por um herói que estava a bordo do Titanic – e deu seu próprio colete salva-vidas a outro passageiro – será leiloada por 38 mil dólares, mais de 200 mil reais.

O autor foi John Harper, um viúvo da Escócia que estava viajando de Londres para Chicago em 14 de abril de 1912, quando o transatlântico atingiu um iceberg e afundou no dia seguinte, durante sua viagem inaugural de Southampton para Nova York. Mais de 1.500 pessoas morreram na época.

John era pastor da Igreja Batista Walworth Road, em Londres, e estava viajando com sua família para pregar na Igreja Moody em Chicago.

Depois que a irmã e a filha de Harper foram colocadas em botes salva-vidas, ele se ofereceu para ficar a bordo e deu seu colete salva-vidas para outro passageiro escapar da tragédia anunciada.

O clérigo de 39 anos pregou o Evangelho enquanto o Titanic afundava e continuou até que ele se afogou, de acordo com relatos contemporâneos.

Carta

A carta escrita à mão agradece a outro pregador por sua ajuda.

Ela será leiloada dia 14, com lances que vão de 38 mil a 64 mil dólares. O manuscrito pertence a um colecionador particular e será vendido pela casa de leilões Henry Aldridge & Son Ltd, junto com outras lembranças do Titanic.

Escrita em papel timbrado do Titanic, a carta de Harper foi datada de 11 de abril de 1912, três dias antes do naufrágio do navio, e foi enviada de Queenstown, Irlanda.

Ela é dirigida ao irmão Young, pastor da Igreja Batista Paisley Road, em Glasgow, e agradece a ele por sua ajuda antes da partida de John Harper no Titanic.

‘Meu caro irmão Young. Estou escrevendo estas palavras, antes de chegarmos a Queenstown, para assegurar-lhe que não me esqueci de você, especialmente de toda a sua gentileza enquanto estávamos no norte”, diz.

“Eu pretendia enviar as passagens de trem da Sra. Pratt um pouco antes de partir, mas com a pressa que era excepcional, tendo feito 11 ou 12 serviços no fim de semana, não consegui terminar. Vou mandar de Chicago”.

“Tivemos uma grande temporada de bênçãos durante os últimos dias em Walworth. Não sei como devo agradecer à querida tia Mary e a você por toda a gentileza. O Senhor vai recompensá-lo por tudo. Acredite que as coisas estão indo bem em Paisley Road”.

“Os guerreiros estão comigo aqui e estão indo bem até agora na jornada. Muito amor, seu amado pastor John Harper”

Sobrevivente 

Em uma reunião de sobreviventes, quatro anos após o desastre, um homem alegou que foi resgatado por um barco salva-vidas depois de ser salvo por Harper no meio do Atlântico gelado.

‘Eu sou o último convertido de John Harper’, declarou a testemunha não identificada.

O Titanic afundou em 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural de Southampton para Nova York. Mais de 1.500 pessoas perdem suas vidas. Foto: Divulgação

Com informações do Daily Mail

Sair do modo AMP