Só Notícia Boa
 
Brasil

Caetano Veloso, 80 anos! O poeta do Brasil comemora com live na web e TV

- Por Monique de Carvalho
Caetano Veoloso completa 80 anos e celebra a data como uma das vozes mais ativas da história da MPB - Foto: reprodução

Hoje a comemoração é nacional! O mestre Caetano Veloso comemora 80 anos de vida e, como ele mesmo sempre diz em entrevistas, se recusa ser “apenas” um gênio da música. Caetano é o poeta do Brasil, o músico que conta em canções parte da história que não está nos livros e mostra como é  importante resistir na vida e no amor.

Ativo na poesia, na MPB e em temas relevantes para a sociedade, Caetano celebra a data presenteando a todos os fãs com um show ao vivo na GloboPlay, junto com a irmã Maria Bethânia e os filhos! “Será um show íntimo mas com público – e para ser visto ao vivo por internautas e telespectadores”, disse Caetano no Instagram. (veja abaixo)

Também neste domingo, 7 de agosto, o baiano de Santo Amaro da Purificação, recebe homenagens de amigos e fãs nas redes sociais. Uma vida dedicada à arte, às palavras e ao senso de um país mais justo, livre e igualitário.

O poeta do amor e da democracia

Alegria, Alegria, É Proibido Proibir, Tigresa, London London, Podres Poderes, Sampa, Baby, O Quereres, Odara, Gente, Vaca Profana, Atrás do Trio Elétrico, Chuva Suor e Cerveja, Um Índio, Coração Vagabundo, Leãozinho, Você é Linda, Tá Combinado, Esse Cara, Dom de Iludir, Nosso Estranho Amor, A Luz de Tiêta, Eclipse Oculto, Luz do Sol, Queixa, Meu Bem Meu Mal, Escândalo, Menino do Rio, Lua de São Jorge… passaríamos o dia listando músicas de sucesso de Caetano e nos encantando com a genialidade do poeta.

Frases  brilhantes então, seriam centenas como: “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome” e “De perto ninguém é normal”.

É por essas e outras que Caetano Emanuel Teles Veloso, filho de Dona Canô, se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira e entrou para a história da resistência no país.

Aos 26 anos foi preso pela ditadura militar dos anos 1970 e perseguido pela censura. Ao longo da vida, Caetano também levantou a bandeira em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Ele sempre fez questão de se posicionar, de opinar e participar de forma ativa da sociedade no Brasil.

Voz ativa e participativa

Em março de 2022, o músico esteve em Brasília e participou de uma série de reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e com o presidente do Senado.

Para firmar o compromisso social, Caetano subiu em um trio elétrico em frente ao Congresso Nacional, onde era esperado por centenas de pessoas.

O artista mobilizou outros 41 artistas para protestar contra projetos de lei que tramitam no Congresso e mudam a política ambiental no Brasil.

Narciso em Férias

Há pouco mais de dois anos, o cantor também reviveu momentos conturbados da carreira quando foi peça essencial no documentário ‘Narciso em Férias’.

No filme, Caetano falou sobre a ditatura militar, censura, o cárcere e contou histórias dos dois meses em que virou prisioneiro, ao lado de Gilberto Gil. Em 1969 partiu para exílio político em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso (1971), com temática melancólica e com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil, como London London.

Caetano escritor

Caetano também é autor do livro “Outras Palavras – Seis vezes Caetano”. Na obra, o escritor Tom Cardoso destaca a importância do cantor para a cultura brasileira indo além da música.

Tom escreve que Caetano jamais deixou de opinar e participar da vida social brasileira de forma efetiva.

Tropicalismo

Caetano foi um dos responsáveis pelo início do Tropicalismo, ou Tropicália, movimento cultural de vanguarda dos anos 1968 e 1969 que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.

Projeto que rendeu frutos como o Tropicália Viva. Idealizador do projeto, o estudante de Artes da Universidade Federal da Bahia, Felipe Caetano, também não esconde a felicidade de comemorar os 80 anos de Caetano. Felipe não viveu a ditatura, nem a censura. Jovem, com apenas 30 anos, ele acompanha a MPB e reconhece que Caetano é peça importante nesta história musical do país.

“Caetano Veloso me salva todos os dias. Celebrar a vida dele é saudar a esperança de dias melhores. Que honra é viver na mesma época que Caetano”, disse em entrevista ao Só Notícia Boa.

Live comemorativa

E hoje, Caetano faz um apanhado da carreira e da história que imprimiu na MPB com um show ao vivo.

O especial “Caetano 80 anos” será transmitido pela Globoplay e Multishow a partir das 20h30.

“Eu queria, no meu aniversário, dia 7 de agosto, que a minha festa fosse essa: cantar com meus filhos e minha irmã Maria Bethania”, disse o poeta do Brasil. E assim será!

Imperdível!

Feliz aniversário Caetano, você é um orgulho e inspiração para tantas gerações!

Caetano Veloso no filme ‘Narciso em férias’ — Foto: Fernando Young / Divulgação

Sair do modo AMP