Dia mundial sem carro: 5 dicas pra te ajudar a aderir

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Dia mundial sem carro: 5 dicas pra te ajudar a aderir
sem_carro

Mobilize colegas de trabalho e de faculdade, amigos, familiares e vizinhos para um dia com menos trânsito e menos poluição. 
Quem sabe você descobre que, não apenas no dia 22 de setembro, mas durante outros dias do ano, poderá ir à padaria, ao supermercado, à faculdade ou ao trabalho sem usar o carro!
O dia mundial sem carro foi escolhido para que o cidadão reflita a respeito do uso excessivo dos automóveis no dia a dia e sobre as consequências desse hábito para o meio ambiente e a qualidade de vida.
A mobilização, que a cada ano ganha mais adeptos, propõe um desafio à sociedade: deixe o carro em casa e procure se locomover a pé, de bicicleta ou utilizando transporte público.
O modo de vida dominante na maior parte das metrópoles mundiais, com deslocamentos feitos em veículos particulares, geralmente ocupados por um só indivíduo, não é sustentável.
Os engarrafamentos são cada vez mais frequentes, nos mais diferentes horários, a qualidade do ar que respiramos há muito atingiu níveis críticos e ciclistas e pedestres continuam a perder espaço no trânsito urbano. 
  • Articule no trabalho, ou na faculdade, um grupo de colegas para irem juntos de bicicleta ou a pé;
  • Divulgue entre os colegas, por e-mail, intranet ou cartazes, opções de transporte coletivo para chegar ao trabalho, como linhas de ônibus e locais de parada mais adequados;
  • Promova discussões na faculdade, em casa ou no local de trabalho sobre a dependência de nossa sociedade em relação aos automóveis e as consequências para nossa qualidade de vida;
  • Entre em contato com vereadores, deputados, prefeitos e outras autoridades, pedindo prioridade a projetos voltados para melhorar a mobilidade urbana, como ciclovias, bilhete único, corredores exclusivos para ônibus e obras de metrô, entre outras;
  • Tente ir além do Dia Mundial sem Carro e passe a se locomover mais a pé, de bicicleta, ônibus ou metrô. Se não conseguir abolir o carro de sua vida, tente utilizá-lo apenas nos finais de semana. Se não for possível, tire ao menos um dia na semana para não usar o carro. Já faria alguma diferença…

Detalhes na WWF.