Retrospectiva SoNoticiaBoa 2011: Bem + “carecas pelo amigo”

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Retrospectiva SoNoticiaBoa 2011: Bem + “carecas pelo amigo”
Foto: reprodução / Youtube

 

Entre amigos: casal ganha na loteria, distribui prêmio e faz 20 milionários

Um casal, que ganhou o terceiro maior prêmio de loteria já pago na Grã-Bretanha, mostrou que não há felicidade plena sozinho.
Dave e Angela Dawes afirmaram que vão usar o prêmio para transformar até 20 amigos e familiares em milionários.
O casal, da região inglesa de Cambridgeshire, ganhou sozinho o prêmio de mais de 101 milhões de libras (cerca de R$ 280 milhões) na loteria Euromillions.
Os dois anunciaram que dariam dar 1 milhão de libras (R$ 2,74 milhões) para cada um dos amigos e familiares que os ajudou de alguma maneira no passado.
“Preparamos uma lista de 15 a 20 pessoas as quais vamos tornar milionários”, afirmou Dave. “Qualquer um que nos tenha ajudado ao longo de nossas vidas”. Detalhes aqui.
burca
Mulheres conquistam direitos políticos na Arábia Saudita
O rei Abdullah, da Arábia Saudita, anunciou que as mulheres terão direito de votar e de sairem como candidatas nas eleições municipais.
A notícia é boa, mas só será implementada daqui a 4 anos.
O rei saudita decidiu permitir também a inclusão de mulheres no conselho consultivo.
Esta é a primeira vez que a mulher saudita ganhan direitos políticos neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas.
Há muito tempo ativistas no país pedem direitos para as mulheres, que estão impedidas de viajar, trabalhar ou ter operações médicas, sem a permissão de um parente do sexo masculino e são proibidas de dirigir.

tourada
Acabam touradas na Catalunha, Espanha
A última tourada da história da Catalunha, na Espanha foi em setembro.
20 mil espectadores foram à despedida desse esporte sangrento e violento contra os animais.
O decreto assinado pelo Parlamento Catalão, no dia 28 de julho de 2010, determina a proibição a partir de janeiro do próximo ano. Mesmo assim, a Catalunha não deve contar com mais touradas, já que o calendário deste ano foi finalizado.
A proibição veio depois da pressão popular:  uma petição com 180 mil assinaturas da própria população. Detahes aqui.

amizade_raspam
Solidariedade: alunos, professores e diretores raspam o cabelo pra ajudar colega com câncer

A história emocionante de solidariedade vem de Governador Valadares, MG. 
Alunos, professores e diretores decidiram raspar o cabelo para apoiar um jovem de 17 anos chamado Arthur, que foi diagnosticado com um tipo raro de câncer e está fazendo quimioterapia. 
O ato de amor e incentivo, para que o colega não se sinta deslocado, também pode ajudar na recuperação de Arthur. Detalhes aqui.

daniel_1
Festa de formatura garantida: emoção no retorno de Daniel à escola, operado
O  Jornal da Band mostrou a história de solidariedade de um grupo de alunos de uma escola de Sobradinho, cidade a 20 Km de Brasília, que desistiu da festa de formatura, para doar os 6 mil reais arrecadados, para ajudar Daniel, amigo da classe a fazer uma cirurgia.
Do contrário o adolescente de 18 anos poderia ficar cego.
A atitude de solidariedade e despreendimento chamou a atenção de um médico especialista, de São Paulo, depois que virou notícia no Jornal da Band. Ele deu a cirurgia de graça para o garoto e o dnheiro arrecadado pôde voltar para a festa de formatua. Reveja a reportagem aqui,
idoso_outdoor
Idoso grita seu amor em outdoor: “Hei de amá-la até Deus envelhecer”
“Hei de amá-la até Deus envelhecer!”
Foi com essa frase original e apaixonada, em um imenso outdoor, que o aposentado Gualter Mascarenhas Barbosa, de 68 anos, surpreendeu ontem sua mulher.
Dona Maria Silvia de Barros, 68 anos faz sempre o mesmo caminho para ir ao mercado, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e deu de cara com o anúncio.
Foi um presente de Dia dos Namorados e de 42 anos de casamento. Detalhes aqui.

Irma_Dulce
“Santa Dulce dos Pobres”: irmã Dulce é beatificada pela igreja católica

Irmã Dulce foi um exemplo de bondade e de preocupação com o próximo, principalmente com os mais pobres e os doentes. Seu carinho e dedicação a essas pessoas era fora do comum. E só por isso ela já é uma pessoa diferenciada, especial.
Em maio a freira foi beatificada e passou a ser chamada na igreja católica como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A beatificação é o primeiro passo para a   reconhecer irmã Dulce como santa. Falta agora a comprovação de mais um milagre para ela se tornar a primeira santa brasileira. O primeiro foi salvar a vida de uma mulher doente. Detalhes aqui.

Comisso-da-Verdade1
Direitos humanos: criada a Comissão da Verdade
A Câmara dos deputados aprovou a criação da Comissão da Verdade, um grupo que vai investigar abusos, violações dos direitos humanos, como torturas, desaparecimentos e mortes, ocorridos de 1946 a 1988, época que inclui as duas ditaduras militares vividas no Brasil.
A Comissão terá 2 anos de trabalho para apurar mais de 40 anos de histórias obscuras, mas não terá poderes de punição.
O presidente da Câmara, Marco Maia, frizou que o papel da Comissão da Verdade é apenas apurar e revelar o que de fato aconteceu. Detalhes aqui.