Acupuntura e hipnose podem ajudar fumantes a largar o vício, diz estudo

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Acupuntura e hipnose podem ajudar fumantes a largar o vício, diz estudo
Acupuntura_cigarro
A acupuntura e a hipnose podem ajudar fumantes a largar o cigarro.
É o que revela uma pesquisa, que revisitou 14 estudos do assunto, publicada no American Journal of Medicine.
Os pesquisadores descobriram que alguns estudos mostram que fumantes submetidos à acupuntura apresentaram um índice três vezes maior de abandono do cigarro, entre seis meses e um ano, que os que não utilizaram esse tratamento.

Com a hipnose, aqueles que passaram por algumas sessões também tiveram mais sucesso.

De acordo com Mehdi Tahiri, da Universidade de Montreal, no Canadá, um dos líderes da equipe de pesquisadores, os métodos são alternativas para fumantes determinados a largar o cigarro.
Em geral, os fumantes tentam o tradicional – adesivos de nicotina, medicamentos e assessoria comportamental. “Mas há quem não esteja interessado em remédios. Nesses casos, acho que deveríamos recomendar acupuntura e hipnose como opções”, afirma.
Um estudo feito em 2008 promoveu sessões de acupuntura a laser em 258 fumantes e apontou que 55% dos que foram submetidos ao tratamento deixaram de fumar em seis meses. Apenas 4% dos fumantes que não foram tratados com a técnica abandonaram o vício.
Já uma pesquisa de 2007 considerou o tratamento de acupuntura convencional em torno da orelha, área comumente associada a estímulos para que o paciente pare de fumar. Apenas 9% dos que se submeteram às sessões pararam de fumar nos seis meses seguintes, ante 6% dos que não fizeram o tratamento. Ou seja, uma taxa de sucesso discrepante do estudo anterior.
Tahiri disse que ainda há que se fazer pesquisas sobre quantas sessões são necessárias, ou quais técnicas são as mais eficazes.
Detalhes na Reuters e Estadão.