Beber álcool moderadamente diminui risco de artrite em mulheres

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Beber álcool moderadamente diminui risco de artrite em mulheres
mulher_bebe
O consumo moderado de álcool diminui risco de artrite reumatoide em mulheres.
Segundo estudo feito com mais de 30.000 pessoas, três doses de bebida por semana reduzem pela metade as chances da doença.

O consumo moderado de álcool, que já foi associado a diversos benefícios à saúde, entre eles redução do risco de doenças cardiovasculares, Alzheimer e câncer de mama, pode proteger contra a artrite reumatoide.

É o que indicou um novo estudo publicado nesta terça-feira no periódico British Medical Journal (BMJ).
De acordo com a pesquisa, mulheres que ingerem três doses ou mais de bebida alcoólica por semana (três copos de chopp ou três taças de vinho, por exemplo) ao longo de pelo menos dez anos reduzem pela metade as chances de apresentar a doença em comparação com as abstêmias.
A artrite reumatoide é uma doença do sistema imunológico caracterizada pela inflamação crônica das articulações, provocando dores e podendo levar a deformações das articulações.
Suas causas ainda são desconhecidas e pouco se sabe sobre como reduzir os riscos do problema.
Para entender mais sobre o problema, uma equipe de pesquisadores do Instituto Karolisnka, na Suécia acompanhou mais de 34.000 mulheres de 55 a 89 anos ao longo de um ano.
As participantes forneceram informações sobre prática de atividade física, consumo de álcool, tabagismo e hábitos alimentares.
Até o final da pesquisa, 400 voluntárias foram diagnosticadas com artrite reumatoide.
De acordo com os pesquisadores, os benefícios do consumo moderado de bebida alcoólica foram observados tanto em relação à ingestão de vinho e cerveja, quanto de bebidas destiladas.
Com informações da Veja.