Aprovada vacina gratuita contra HPV para meninas

Meninas terão direito de receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março de 2014.
A informação é do ministro da saúde Alexandre Padilha e vale para todo o Brasil. A vacinação será apenas em meninas brasileiras de 10 a 11 anos.
A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero.
O projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, passou pela Comissão de Assuntos Sociais, pela Câmara dos Deputados e pela presidente Dilma.
O câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
São estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano.
Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem.
Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar perto de R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.
As informações são da Agência Senado.
ATENÇÃO: ESTA NOTÍCIA TEM NOVIDADES: O BRASIL TERÁ VACINAÇÃO CONTRA HPV EM 2014. CLIQUE AQUI E VEJA.

Festa inclusiva: jovens com Down se divertem em balada de Goiânia; vídeo
Idoso de 69 anos é aprovado na UnB; nunca é tarde para realizar sonhos
Uber Mulher chega a SP, RJ e mais 11 capitais nos próximos dias; veja como pedir
Paralimpíadas de Inverno: Cristian Ribera conquista prata histórica para o Brasil
Adolescente é salva de sequestro graças ao celular: enviou localização à mãe
Esposa manda marmita com bilhete lindo para o marido na obra e vídeo viraliza
Superflorada volta ao Vale da Morte: acontece a cada 10 anos; vídeo
Conheça o supermel, feito de cacau, que é gostoso e faz bem ao coração