Vovô é fisiculturista aos 93 anos: malha todo dia

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Vovô é fisiculturista aos 93 anos: malha todo dia
Charles_Eugster_|Charles_Eugster_1
Foto: internet
Diga sinceramente: você consegue fazer 57 paralelas, 50 flexões e 48 abdominais, cada uma em 45 segundos?
Um britânico de 93 anos, consegue!
E olha que Charles Eugster começou a fazer fisiculturismo há apenas seis anos, quando já tinha 87 anos.

Charles, que é ex-dentista, brinca ao dizer que os motivos que o fizeram começar a malhar em uma idade avançada foi que ele queria ”virar a cabeça das meninas sensuais de 70 anos na praia”.
Mas a verdade é que, decepcionado com o fato de que ele estava engordando, Eugster se juntou a uma academia de fisiculturismo.
Lá resolveu contratar os serviços de um ex-Mister Universo, como seu treinador particular, para que ele o colocasse em forma.
Desde que deu início ao seu treinamento de fisiculturismo ele já venceu diversos títulos mundiais e recebeu várias medalhas de provas de remo.
Ele não é um completo novato, no entanto. Eugster foi um remador durante a juventude.
Mas por 30 anos trabalhando longas horas como dentista, ele não conseguia se exercitar com regularidade e começou a perceber que seu corpo não era mais como ele gostaria que fosse.
”Sou extremamente vaidoso, e percebi que estava engordando”, afirmou.

Charles_Eugster_1
Claramente mais confiante com a sua aparência atual, Eugster estimula outros idosos que estão tentando romper com hábitos sedentários, mas afirma que o desafio naturalmente é muito maior para aqueles que nunca levaram uma vida esportiva.
”Na minha opinião, qualquer um pode fazer o mesmo. Mas obviamente é como trocar o carro velho por um novo. Se você cuidou de seu carro, o carro novo não vai custar tão caro, mas se você negligenciou o antigo, o preço vai ser maior.”
”Sou da opinião de que não idade em que se deva sentir velho demais. Meu corpo está continuamente mudando aos 93 anos. É algo que muda sua aparência, muda sua energia e sua maneira de pensar. Ficar mais velho se tornou para mim um enorme prazer, uma delícia, uma alegria”, comenta.
Steve Iliffe, professor de cuidados a idosos do University College de Londres, adverte, no entanto, que a rotina seguida por Eugster não pode ser acompanhada por todas as pessoas de sua idade.
”Ele é um caso incomum e existe uma pequena minoria da população que pode seguir com esse tipo de atividade vigorosa após os 90 anos, mas essa não é a regra para a maior parte de nós. De forma cuidadosa, nunca é tarde demais para começar a se exercitar, mas é preciso lembrar que existe uma diferença entre exercício e atividade física”, afirma.
Com informações da BBC.