Mini-iPad: o “foblet” vai brigar com a concorrência e com o irmão mais velho

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Mini-iPad: o “foblet” vai brigar com a concorrência e com o irmão mais velho
iPad_mini_compare|iPadMini-Press-01-580-75
Por Gerson Belchior
A Apple acaba de lançar o mini-iPad, seu primeiro “foblet” que veio para brigar com o Google Nexus 7, o Galaxy Note, Kindle Fire e outros.
Mas atenção: o foblet da Apple não é um telefone!
Mas que raios é um “foblet”?

Foblet é um termo criado para designar aparelhos que tenham tela grande, maiores que a de um smartphone, mas não com tamanho suficiente para ser considerado um tablet. O nome vem da junção das palavras ‘fone’ e ‘tablet’.

Canibalismo
Alguns especialistas dizem que pode haver canibalismo de mercado dos dois  produtos da maçã, ou seja, as vendas do iPad 4 sofrerem impacto com a chegada do mini, devido a possibilidade de os dois produtos competirem entre si.
Me parece improvável que esta queda, se houver, seja muito substancial. E com certeza os dois produtos juntos incomodarão muito mais a concorrência.
A Apple precisava entrar neste mercado que o iPad 4, devido ao seu tamanho avantajado, perdia espaço.
Precisava atender usuários que querem algo intermediário entre um tablet e um smartphone. Uma coisa como um “tablet pocket”.
iPadMini-Press-01-580-75
Diferenças
O iPad mini tem uma tela de 7,9 polegadas, contra uma tela de 9,6 polegadas do iPad anterior.
Ele também é 23% mais fino e 53% mais leve, e sua tela foi projetada para aproveitar melhor a leitura de livros, revistas e navegação na internet em comparação com a concorrência, de acordo com a Apple.
A bateria pode durar até 10 horas de uso.
Preço
O iPad mini básico, com 16GB + Wi-Fi será vendido nos Estados Unidos e em outros países (O Brasil não está incluído) a partir de 2 de novembro por US$ 329, cerca de R$ 660.
Concorrência
A concorrência realmente encontrará problemas. O equipamento tem todos os recursos de seu irmão maior e mais velho, que é sucesso de vendas entre seus concorrentes diretos.
A Apple acaba de entrar, e com muita munição, na guerra dos foblets!! 
Fontes:
gerson@sonoticiaboa.com.br