Fotos impressionantes de 7 mil km do litoral brasileiro: livro Costa Brasil

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Fotos impressionantes de 7 mil km do litoral brasileiro: livro Costa Brasil
livro_dunas|livro_capa|livro_Lencois-Maranhenses-MA
Os fotógrafos gaúchos Ita Kirsch e Bala Blauth percorreram mais de 7 mil quilômetros do litoral do Brasil para registrar a diversidade das praias do país.
Durante oito meses, os dois percorreram as praias brasileiras a bordo de um jipe, carregando mochilas e equipamentos fotográficos.
O resultado foram 38 mil fotos de todas as regiões que fazem parte do litoral brasileiro, que tiveram que ser editadas até chegarem a 160 imagens para as 224 páginas do livro Costa do Brasil.

livro_capa
“Acabamos escolhendo aquelas que têm um significado especial, que dizem o que jamais conseguiríamos transmitir em palavras”, afirmam os fotógrafos.
As imagens mostram visões amplas, algumas detalhadas, do litoral brasileiro, contrastando natureza e presença humana.
“Enfrentamos calor, areia, maresia, o peso das mochilas. Para compensar, recebemos de presente cenários de tirar o fôlego, sol na maior parte do tempo, peixes do mais variados sabores, muita caipirinha e água de coco”, afirmou Bala Blauth.

livro_Lencois-Maranhenses-MA
Os textos de apresentação do livro são do jornalista e escritor Eduardo Bueno, que fala sobre as ocupações ligadas ao litoral e o fascínio que a costa provoca na sociedade brasileira, e do agrônomo e ecologisa Arno Kayser, que explica a diversidade físic e biológica da costa.
“Não é de se estranhar que toda a história do Brasil esteja inteiramente ligada às suas praias. Não só porque foi nelas que os portugueses desembarcaram em abril de 1500, mas porque, 15 mil anos antes, elas já estavam sendo disputadas e ocupadas pelos chamados ‘homens dos sambaquis'”, escreveu Bueno no livro.
Veja outras fotos impressionantes na reportagem da BBC.